Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
A agência de notícias estatal da China, Xinhua, disse, na quinta-feira, que o ataque mortal ocorrido na Região Autônoma de Xinjiang Uygur foi um ataque terrorista premeditado e organizado.
Segundo a agência, na sexta-feira, os atacantes lançaram dois veículos em uma feira livre matinal em Urumqi e jogaram explosivos. Trinta e uma pessoas morreram e 94 ficaram feridas.
A agência disse, também, que Guo Shengkun, ministro da Segurança Pública da China, inspecionara o local.
O jornal Global Times, afiliado ao Partido Comunista, citou que fontes informadas disseram que 5 suspeitos terroristas morreram no ataque e a polícia está investigando o caso.
Policiais armados com rifles automáticos ficaram de prontidão uma vez que o pessoal da mídia estrangeira foi visto no local na sexta-feira, de manhã.
A polícia interveio quando os repórteres tentaram falar com as pessoas que passavam nas proximidades. O número de policiais foi aumentado.
Observadores dizem que o ataque visou prejudicar a liderança do presidente Xi Jinping em um momento em que as autoridades estavam reforçando as medidas de segurança por todo o país. Eles dizem que a liderança ainda não encontrou meios efetivos na sua luta contra o terrorismo.