terça-feira, 9 de julho de 2013
Japão começa a posicionar instrumentos no fundo do mar para detecção de terremotos e tsunamis
Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved
Pesquisadores da área de sismologia do Japão deram início à criação de uma rede submarina de grande escala de sismógrafos e equipamentos que monitoram tsunamis no Oceano Pacífico, ao longo do litoral leste do país.
O Instituto Nacional de Pesquisas para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres planeja completar o projeto de âmbito nacional em aproximadamente 2 anos.
Um navio começou a colocar os instrumentos no mar ao largo da província de Chiba, vizinha de Tóquio, na terça-feira. Os instrumentos estão sendo instalados em 150 pontos do leito oceânico em ambos os lados da fossa do Japão.
Caso um sismo ocorra nas proximidades da fossa, os sismógrafos vão ajudar a Agência Meteorológica a emitir alertas de terremotos com dezenas de segundos de antecedência em comparação com a situação atual. Os outros instrumentos devem detectar ondas gigantes mais rapidamente do que os aparelhos posicionados em postos de observação ao longo da costa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.