terça-feira, 5 de agosto de 2014
Vendas globais da Toyota batem recorde
Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
A Toyota anunciou na quarta-feira que suas vendas globais bateram recorde: 5 milhões e 90 mil unidades vendidas no primeiro semestre deste ano. O anúncio coloca a montadora na posição de maior vendedora mundial de automóveis no primeiro semestre do ano pelo terceiro ano seguido. No Comentário de hoje, conversamos com o vice-diretor do Instituto de Pesquisas do Japão, Kenji Yumoto, sobre os motivos do bom desempenho da empresa e seus desafios futuros.
Perguntamos a Yumoto as razões do sucesso da Toyota.
Yumoto diz que a gerência da Toyota sofreu diversos choques, primeiro com a crise financeira iniciada pelo colapso do Lehman Brothers. Quando mostrava sinais de recuperação, a empresa foi atingida pelo terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do Japão em 2011. A empresa vem então se esforçando para superar estas dificuldades.
Por exemplo, a montadora eliminou todo o desperdício onde fosse possível. A Toyota definiu como meta uma administração que gerasse lucros de 1 trilhão de ienes mesmo com a cotação do dólar no patamar dos 85 ienes. O comentarista lembra que a cotação agora é de cerca de 101 ienes por dólar. Para atingir seu objetivo, a empresa utilizou especialistas de tecnologia da informação para controlar seu estoque global e cortar custos e gastos ao máximo.
Além destas medidas, o mercado também melhorou. As vendas no mercado norte-americano, onde a montadora vinha atuando bem, mostraram um crescimento estável graças à recuperação da economia no país. O desempenho também foi positivo no Japão, antes da elevação do imposto sobre consumo no dia 1 de abril deste ano. A alta nas vendas domésticas foi ainda maior do que no mercado global. O comentarista acredita que esta melhora nos fatores de mercado tanto em casa quanto no exterior ajudaram as vendas da Toyota, impulsionando a empresa para o topo do setor.
Perguntamos ainda o que Yumoto prevê para o futuro da Toyota.
Ele diz que a empresa está trabalhando ativamente para desenvolver mercados emergentes tais como a América Central, Oceania, África e o Oriente Médio. A Toyota é forte também em todo o mercado asiático, com exceção da China, onde fica em sexto lugar em vendas. Empresas como a Volkswagen, GM, Hyundai e Nissan tem melhor desempenho no mercado chinês.
O comentarista acredita que as relações tensas entre Japão e China são as responsáveis. Outra razão seria que a Toyota insiste em produzir automóveis no Japão. A proporção de veículos montados na China ainda é relativamente baixa. Contudo, o governo chinês está tomando medidas para lidar com seus graves problemas ambientais e analisar cuidadosamente padrões ambientais para automóveis. É possível também que o governo da China comece a dar subsídios para carros híbridos, setor onde a Toyota é forte. Yumoto acredita que a empresa precisa mudar de tática levando em conta estes fatores.
E este foi o Comentário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.