cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

sábado, 31 de agosto de 2013

Forças dos EUA devolvem a proprietários estrada de Okinawa



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

As Forças Armadas dos Estados Unidos no Japão devolveram sábado a seus proprietários uma estrada que utilizavam em Okinawa, a província mais meridional do país.

Com extensão de 800 metros, a estrada, que está situada na cidade de Urasoe, liga uma rodovia nacional à área de serviço Makiminato, das forças americanas, também chamada de Camp Kinser. Em abril, os governos americano e japonês decidiram pela realização de uma devolução gradual das bases e instalações militares dos Estados Unidos localizadas na região sul de Okinawa.

O assessor de comunicação do Ministério da Defesa do Japão, Masayoshi Tatsumi, explicou que a restituição da estrada é um expressivo primeiro passo rumo à execução efetiva do acordo de devolução das bases militares americanas.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pesquisadores afirmam que as maçãs japonesas se tornaram mais doces devido às mudanças climáticas



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Pesquisadores japoneses afirmam que as maçãs produzidas no país se tornaram mais doces como resultado do aquecimento global ocorrido nos últimos 30 anos.

Maçãs das províncias de Nagano e Aomori, principais regiões produtoras desta fruta, foram usadas para a pesquisa.

Os especialistas da Organização Nacional de Pesquisa Agrícola e de Alimentos disseram que as temperaturas médias se elevaram em um grau Célsio no período de 30 anos, nestas duas províncias.

Os pesquisadores constataram que as maçãs colhidas em Nagano, há três anos, tinham um conteúdo de 14% menos de ácido comparadas com aquelas cultivadas ali 30 anos antes. Mas o conteúdo de açúcar foi 5% superior nas frutas colhidas 3 anos atrás, comparadas com as cultivadas 30 anos antes. Os resultados foram similares também para as maçãs cultivadas em Aomori.

Eles disseram que temperaturas mais elevadas aceleraram a respiração das frutas, levando a um maior consumo do ácido. Disseram também que as árvores começaram a dar frutos num período mais cedo, dando às maçãs mais tempo para a fotossíntese, que resulta na produção de açúcar.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Processo de descontaminação da parte externa da usina de Fukushima se volta agora para domicílios



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O trabalho de redução de resíduos radioativos causados pelo acidente da Usina nuclear Fukushima 1, em 2011, foi transferido agora de instalações educacionais para residências particulares.

O Ministério do Meio Ambiente do Japão fez um levantamento sobre o progresso do trabalho desencadeado pelo governo para a descontaminação da área, no final de junho, cobrindo 58 municipalidades em 7 províncias, excluindo a província de Fukushima. As 7 províncias são Iwate, Miyagi, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama e Chiba.

O levantamento mostrou que a descontaminação de escolas e jardins de infância chegou agora ao nível de quase 96%, tendo em vista que as municipalidades colocaram prioridade na descontaminação destas instalações.

Também foi evidenciado que o trabalho agora mudou para o setor de residências particulares.

Ordens para a descontaminação foram emitidas para 90.639 unidades do total de 140.972 residências.

Contudo, o trabalho foi terminado para somente cerca de 30% do total de residências.

O ministério afirma esperar que a descontaminação entre num estágio de plena velocidade em breve.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rússia expressa inquietação com posição dos Estados Unidos em relação à Síria



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O chanceler russo, Sergei Lavrov, manifestou preocupação com os informes que dizem que os Estados Unidos estariam considerando uma ação militar contra a Síria.

A chancelaria russa disse que Lavrov transmitira sua preocupação ao secretário de Estado do governo americano, John Kerry, por telefone, na terça-feira.

Kerry disse a Lavrov que o governo do presidente sírio Bashar al-Assad foi responsável pelo ataque com armas químicas em confrontações no país.

Mas Lavrov refutou a declaração, afirmando ser difícil saber sobre isto sem a realização de uma inspeção abrangente por especialistas. Ele pediu apoio à investigação ora em andamento na Síria, por inspetores da ONU de armas químicas.

Lavrov disse que uma ação militar e outras opções consideradas pelos Estados Unidos destruiriam as condições preliminares para a solução do conflito através de meios diplomáticos e políticos. Disse ainda que os Estados Unidos não deveriam partir para um caminho perigoso, adotado várias vezes no passado.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ministro da Defesa do Japão promete trabalhar por aprovação de plano de transferência de base aérea dos EUA em Okinawa



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, transmitiu ao senador dos Estados Unidos, John McCain, que o governo de seu país vai se esforçar ao máximo para obter a aprovação do governo de Okinawa quanto a um plano que poderia fazer com que uma instalação militar americana seja transferida para outro local dentro da província.

Onodera e McCain se reuniram na quarta-feira, em Tóquio. John McCain é um proeminente senador do Partido Republicano e membro do Comitê de Serviços Armados do Senado americano.

O ministro e o senador discutiram o plano, ora paralisado, de transferir a base aérea de Futenma, pertencente aos fuzileiros navais dos Estados Unidos, para uma área costeira menos povoada na cidade de Nago.

O governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, por sua vez, pensa se deve aprovar ou não um projeto de aterramento que permitiria a construção de uma instalação alternativa.

John McCain afirmou esperar que Hirokazu Nakaima aprove rapidamente o requerimento do governo japonês para aterrar a área ao largo da costa de Nago.

sábado, 24 de agosto de 2013

Familiares separados pela Guerra da Coreia terão reencontro em setembro




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Dirigentes das sucursais da Cruz Vermelha nas Coreias do Norte e do Sul decidiram organizar um reencontro de familiares que foram separados pela Guerra da Coreia. A série de reencontros será reiniciada no final de setembro após uma suspensão de aproximadamente três anos.

O acordo foi fechado sexta-feira em reunião de trabalho na localidade de Panmunjom, da Zona Desmilitarizada na fronteira.

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul informou que o reencontro será realizado entre 25 e 30 de setembro na região turística norte-coreana do Monte Kumgang. Participarão cerca de 200 pessoas dos dois países.

Uma videoconferência também será providenciada em outubro para aqueles que não puderem participar do reencontro de setembro. Os dirigentes da Cruz Vermelha também acertaram a continuidade de negociações com vistas à realização de mais um reencontro em novembro.

Chuvas torrenciais na região oeste do Japão



Por Uehara Yuu 
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved  Volume recorde de chuvas atinge neste sábado a região oeste do Japão e Hokkaido, no norte.

A cidade de Gotsu, província de Shimane, registrou 25,5 milímetros de chuva em uma hora. A precipitação na cidade ultrapassou uma alta recorde de 400 milímetros desde sexta-feira. Até o meio-dia de sábado mais de 150 residências na cidade estavam inundadas.


Funcionários da meteorologia advertem quanto a inundações e deslizamentos de terra devido à alta probabilidade de mais chuvas torrenciais na região oeste do Japão e outras áreas até o domingo.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mostra no Japão exibe 24 tipos diferentes de besouros


Uma grande variedade de besouros de todo o mundo está em exibição na cidade de Hitachi, a aproximadamente 150 quilômetros ao norte de Tóquio.

Na exposição, os visitantes podem aprender sobre 24 tipos de besouros do Sudeste Asiático, da África e de outras regiões.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Fabricante japonesa vai encerrar seus negócios na área de smartphones



A fabricante japonesa de eletrônicos NEC vai dar fim às suas deficitárias operações envolvendo smartphones.

A divisão de smartphones da empresa ficou atrasada em comparação com fabricantes estrangeiras, como a Apple, no desenvolvimento de novos modelos.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fortes chuvas caem no norte do Japão e estiagem assola a região sul




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Uma frente ativa está levando chuvas para a região norte do Japão e para a costa do Mar do Japão, enquanto quase todo o restante do país é castigado por uma onda de calor.

Já a população de províncias situadas na Ilha de Shikoku - uma das quatro principais, situada na região oeste - sofre das dificuldades resultantes da falta de chuva. Cultivadores de gengibre na maior região produtora, em Kochi, veem a planta murchar em consequência do calor e da falta de irrigação. Agricultores estimam que a colheita deste ano sofrerá uma redução entre 20% e 30%.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tepco afirma que barreira subterrânea não é eficaz no combate a vazamentos




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserve


A operadora da danificada usina nuclear Fukushima, a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, de sigla Tepco, confirmou que uma parede subterrânea é incapaz de manter a água contaminada do subsolo livre de escapamento rumo ao mar.

Funcionários do Ministério da Indústria estimam que 300 toneladas de água subterrânea passam todos os dias através da área contaminada antes de caírem no Oceano Pacífico.

Engenheiros da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio adotaram medidas para endurecer o solo ao longo da costa a fim de criar uma parede subterrânea de 100 metros de extensão.

Eles injetaram produtos químicos no solo até uma profundidade de 16 metros. Mas é tecnicamente difícil endurecer o solo até uma profundidade de 1,8 metros em relação à superfície.

Os trabalhadores escavaram recentemente um poço nas proximidades da parede para ver como o nível da água subterrânea se elevou devido à construção da parede.

Eles constataram que o nível da água no poço ficou cerca de 60 cm mais alto do que o topo da parede.

A operadora da instalação começou a bombear água subterrânea contaminada, na sexta-feira, como uma medida temporária para diminuir o nível da água.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cidadãos de Hiroshima limpam parque em preparação à cerimônia que marcará os 68 anos de ataque nuclear




Cidadãos de Hiroshima limparam o Parque Memorial da Paz em preparação à celebração que marcará os 68 anos desde a ocorrência do ataque atômico à cidade. O evento ocorrerá no dia 6 de agosto.

Mais de 2.600 pessoas, o maior número já registrado, participaram na terça-feira do evento anual de limpeza do parque. O prefeito da cidade, Kazumi Matsui, também estava entre os participantes.

domingo, 18 de agosto de 2013

Militares americanos reiniciam suas manobras de exercício com helicópteros




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O povo de Okinawa está furioso com o reinício na sexta-feira dos voos de treinamento dos militares americanos usando o mesmo modelo de helicóptero que caiu na província, na semana passada.

Um helicóptero de tipo HH60 levantou voo da Base Aérea de Kadena, dos militares americanos, na sexta-feira, pela primeira vez depois da ocorrência do acidente com um helicóptero do mesmo tipo, nesta mesma província, no Camp Hansen do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, no dia 5 de agosto. Um tripulante morreu no acidente.

Na quarta-feira, os militares americanos informaram ao governo provincial de Okinawa e municipalidades locais que reiniciariam os voos de seis de um total de 9 helicópteros do tipo HH60 deslocados para a Base de Kadena.

Funcionários do governo dos Estados Unidos disseram que ainda estão investigando a causa do acidente.

A Província de Okinawa e as municipalidades locais vêm solicitando aos Estados Unidos para identificar a causa da queda do helicóptero antes de partir para o reinício de voos, e para adotar medidas preventivas também.

sábado, 17 de agosto de 2013

Governo japonês aprova teste clínico usando células iPS




O governo japonês aprovou o primeiro teste clínico do mundo usando as células-tronco pluripotentes induzidas, conhecidas como iPS, para restaurar a visão de pessoas que sofrem de uma grave doença oftalmológica.
O ministro da Saúde do Japão, Norihisa Tamura, aprovou na sexta-feira, um teste clínico solicitado em fevereiro por um grupo de pesquisas do Instituto Riken de Kobe. A equipe planeja utilizar as células iPS para produzir um tecido da retina, que será usado em transplante para o tratamento da degeneração macular causada pela idade.

O ministro aprovou o teste sob a condição de que o ministério receba informações sobre as células, incluindo a possibilidade de se tornarem cancerosas ou não.

As células iPS têm o potencial de se desenvolverem em qualquer tipo de tecido ou órgão, mas especialistas citam o risco de se tornarem cancerosas.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Castro revela que Cuba recebeu armas da Coreia do Norte




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O ex-presidente cubano Fidel Castro afirma que seu país recebeu armas de pequeno porte da Coreia do Norte durante o período da Guerra Fria.

Castro fez a revelação por meio da mídia estatal na quarta-feira.

Quando Castro pediu ajuda ao aliados para armar o país, o então líder norte-coreano, Kim Il Sung, presenteou o país com 100 mil rifles de assalto.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Oliver Stone diz que a guerra parece continuar em Okinawa



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Oliver Stone, cineasta americano, afirma que sua impressão a respeito da grande presença de militares dos Estados Unidos em Okinawa, é a de que a guerra ainda não terminou na província localizada no extremo sul do Japão.

Stone chegou em Okinawa na terça-feira, após participar de cerimônias em Hiroshima e Nagasaki, em memória aos bombardeios atômicos conduzidos pelos Estados Unidos em 1945.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pesquisa mostra que pessoas tendem a ser gentis com pessoas gentis




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights

Um estudo científico indicou que crianças que são gentis com outras, aparentemente, são também tratadas gentilmente por outras crianças.

O estudo foi conduzido por uma equipe de pesquisa liderada pelo professor adjunto Kenji Oonishi, da Escola de Pós-Graduação de Ciências Humanas da Universidade de Osaka.

Os pesquisadores observaram o comportamento de 70 crianças de uma creche, de 5 e 6 anos, no seu dia a dia.

Eles observaram as reações em relação às crianças que emprestaram seus brinquedos ou livros infantis a outras ou que ajudaram a carregar coisas. Eles descobriram que outras crianças que estavam olhando esses atos também agiram gentilmente com as mesmas 5,58 vezes por hora.

Esse número corresponde a mais de 10 vezes a frequência normal que é de 0,47 vez.

O professor Oonishi diz que o mecanismo de que a gentileza de uma criança encoraja as outras a serem também gentis pode ser reflexo do processo de evolução humana. Ele diz que o mecanismo tem sido desenvolvido pelos seres humanos para sobreviver através da formação de boas relações e de cooperação com os outros.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tepco admite falha na gestão de riscos no caso de águas subterrâneas contaminadas



A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, conhecida como Tepco, que opera a usina de energia nuclear Fukushima 1, admitiu que a gestão de riscos da empresa foi insuficiente no tocante à contaminação de águas subterrâneas.

A Tepco admitiu a falha no seu primeiro relatório apresentado ao painel de especialistas externos, na sexta-feira.

A companhia disse que água altamente radioativa foi detectada nos poços de monitoração da usina localizadas próximas ao mar e em águas do mar no porto, desde o mês de maio.

Segundo a operadora, a companhia levou mais de um mês para admitir o fato porque seus funcionários recearam que a informação prejudicasse a indústria pesqueira local.

A Tepco revelou que os funcionários optaram por esperar pelos dados finais antes de revelar riscos não confirmados.

domingo, 11 de agosto de 2013

Fotos recém encontradas mostram impacto da bomba atômica em Nagasaki




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Fotografias recém encontradas retratam o impacto da onda que foi causada pela bomba atômica em Nagasaki, em 1945. Especialistas em bomba atômica afirmam que as fotos são as mais próximas do dia da explosão feitas na área do epicentro para documentação científica.

As 33 fotos foram tiradas por uma equipe de pesquisadores de uma universidade da cidade de Kitakyushu aproximadamente dez dias após o lançamento da bomba atômica, em 9 de agosto. Elas estavam guardadas em uma casa da cidade, situada na região sudoeste do Japão, onde nasceu um dos integrantes da equipe.

Todas as fotos foram tiradas a uma distância de até 1 quilômetro ao norte ou ao sul do epicentro. Elas mostram danos causados aos prédios e o modo como árvores e pilares foram derrubados.

O curador do Museu da Bomba Atômica de Nagasaki Shotaro Okuno destacou a importância das fotos. Segundo Okuno, elas servem de material adicional ao estudo dos danos causados pela bomba atômica que as Forças Armadas dos Estados Unidos e o governo japonês iniciariam apenas em setembro de 1945.

sábado, 10 de agosto de 2013

Honda pretende dobrar capacidade de produção de veículos no Brasil





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights

A Honda Motor informou que vai construir a sua segunda fábrica de automóveis no Brasil para dobrar a sua capacidade de produção no país.

Durante coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, a Honda disse que vai investir aproximadamente 440 milhões de dólares para construir a sua nova fábrica em Itirapina, interior de São Paulo. A capacidade de produção da nova fábrica será de 120.000 veículos por ano.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tepco inicia a bombear água subterrânea para evitar seu fluxo ao mar





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, conhecida como Tepco, que opera a usina de energia nuclear Fukushima 1, iniciou a bombear água subterrânea radioativa para evitar que ela flua ao mar.

A empresa perfurou um pequeno poço próximo a uma barreira de proteção localizada em frente ao mar e deu início ao bombeamento aproximadamente às 14 horas desta sexta-feira.

A água bombeada é levada para um fosso subterrâneo e, então, armazenada em tanques existentes no complexo da usina.

A empresa tem compactado o solo próximo à barreira desde o mês passado para evitar que água subterrânea contaminada se infiltre até o mar.

Contudo os crescentes níveis da água subterrânea tem aumentado as preocupações de possíveis transbordamentos.

A Tepco disse que vai também instalar cerca de 30 tubulações, cada uma com 5 metros de comprimento, no solo próximo à barreira, na semana que vem, para bombear mais água subterrânea.

A empresa acrescentou que espera que as medidas permitam reter cerca de 100 toneladas de água por dia.

O governo japonês diz que cerca de 300 toneladas de água subterrânea contaminada podem estar fluindo ao oceano diariamente.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tepco irá bombear água subterrânea contaminada para tentar conter seu vazamento ao mar





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights

A operadora da danificada usina nuclear Fukushima 1 afirmou que irá iniciar o bombeamento de água subterrânea na tentativa de impedir a continuidade de seu vazamento para o oceano.

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) disse que os trabalhos terão início na sexta-feira.

A companhia tem solidificado o solo próximo à barreira de proteção da usina para impedir que água subterrânea continue vazando para o oceano. Contudo, há a preocupação de que o nível de água subterrânea contaminada já tenha ultrapassado a barreira.

A empresa afirma que irá perfurar um poço de pequenas dimensões próximo à barreira para, então, bombear água contaminada, com o intuito de baixar o seu nível.

A empresa afirma que irá em seguida introduzir 30 tubos com 5 metros de extensão no solo em torno da barreira e bombear a água subterrânea através deles, operação que também terá início na próxima semana. A companhia espera ser possível realizar a drenagem de 100 toneladas de água por dia.

Representantes do Ministério da Indústria afirmaram, na quarta-feira, estimar que 300 toneladas de água estejam vazando para o oceano diariamente. A Tepco afirma não saber a exata quantidade de água que se encontra em vazamento.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mangá sobre sobreviventes do bombardeio atômico é publicado em índi





Uma revista japonesa de estórias em quadrinhos sobre os horrores das bombas atômicas foi publicada na Índia. A Índia não é signatária do Tratado de Não Proliferação Nuclear, e é reconhecida virtualmente como uma potência nuclear.
O mangá, intitulado 'Cidade de Calma Vespertina, Pais de Botões de Cerejeiras', foi lançado durante um evento realizado na capital do país, Nova Déli, na terça-feira. Este dia marca o sexagésimo oitavo ano do bombardeiro atômico contra Hiroshima.

A autora, Fumiyo Kouno, retrata os sobreviventes do bombardeio e suas famílias lutando contra os efeitos da radiação e danos de ordem psicológica.

Tomoko Kikuchi, uma mulher que reside na Índia, traduziu as estórias para o idioma índi. Ela espera que sua versão traduzida venha encorajar os jovens indianos a pensarem sobre a paz e abolição das armas nucleares.

Kikuchi disse desejar que as gerações mais novas aprendam sobre os persistentes efeitos da radiação que podem durar várias gerações.

Muitas pessoas visitaram o local e puderam apreciar as ilustrações originais.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

População de Okinawa rejeita aumento do número de Ospreys




Por Uehara Yuu  
Fonte:NHK World Press All Rights

Vozes protestando contra o aumento do número de aeronaves do tipo Osprey estacionadas em Okinawa estão aumentando após um acidente envolvendo um helicóptero militar dos Estados Unidos na província.

Mais de 100 pessoas entoando hinos e portando cartazes contra a presença dos Osprey participaram de um ato nos arredores da Base Aérea de Futenma, localizada na cidade de Ginowan, nesta terça-feira.

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos já havia começado a aumentar a frota em Okinawa adicionando duas aeronaves Osprey, modelo cujo diferencial é possuir rotores inclináveis. O objetivo era adicionar outras 10 para alcançar um total de 24 aeronaves.

Depois do acidente de segunda-feira, as Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram que vão adiar a alocação dos Osprey restantes sem, porém, mencionar por quanto tempo o plano original ficará suspenso.

Há uma profunda rejeição ao avião Osprey em Okinawa. Seus opositores citam problemas de segurança como a causa disso.

O acidente desta segunda-feira aumentou o descontentamento da população local com o aumento do número de Ospreys.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Começa em Fukushima festa tradicional com desfile samurai




Cerca de 50 homens trajados como guerreiros samurais desfilaram sábado a cavalo por ruas de uma cidade da Província de Fukushima na abertura de festejos com um milênio de tradição.

A festa de três dias realiza-se nos arredores das ruínas de um castelo da região de Soma. Os cavaleiros revivem uma cerimônia que na antiguidade era encenada antes das batalhas. Cerimônias semelhantes sempre se realizam no verão em várias partes da mesma região. Os festejos foram declarados Importante Patrimônio Cultural pelo governo japonês.

Uma aluna do ensino fundamental da Província de Miyagi mostrou-se impressionada com o desfile dos homens montados a cavalo. Disse se preocupar com a usina nuclear Fukushima 1, situada nas proximidades, mas manifestou intenção de assistir ao desfile todos os anos já que sua avó reside na cidade de Soma.

Moradores locais realizaram uma versão reduzida da festa em 2011 - ano do acidente nuclear. Em 2012, no entanto, a festa voltou a ser realizada em sua dimensão normal.

domingo, 4 de agosto de 2013

Japão lança foguete H2B




Por Uehara Yuu  
Fonte:NHK World Press All Rights reserved

A Agência Espacial do Japão lançou com sucesso o seu quarto foguete do tipo H2B.

O foguete foi disparado do Centro Espacial de Tanegashima, na província de Kagoshima no sudoeste do país, às 4 horas e 48 minutos da manhã de domingo.

O foguete transporta o cargueiro Kounotori para a Estação Espacial Internacional. O Kounotori se separou do foguete e entrou em órbita a cerca de 15 minutos depois do disparo. O Kounotori vai se acoplar com a estação espacial nos próximos dias.

O cargueiro Kounotori é uma embarcação espacial sem tripulantes desenvolvida por firmas e universidades japonesas. Ele transporta mais de 5 toneladas de água, alimentos e equipamento experimental para a estação espacial.

O astronauta japonês, Koichi Wakata, deverá permanecer na Estação Espacial Internacional durante cerca de 6 meses, a partir de novembro vindouro. A estação espacial está em uma órbita a cerca de 400 km acima do planeta terrestre.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Governo dos EUA divulga documento que autoriza a coleta de informações telefônicas










Por Uehara Yuu    
Fonte:NHK World Press All Rights reserved




Serviços de inteligência dos EUA trouxeram a público uma ordem judicial que autoriza o governo a continuar coletando registros telefônicos.

Na quarta-feira, o escritório do diretor da Inteligência Nacional fez com que o documento deixasse de ser classificado como confidencial. A referida ordem judicial fora dada por um tribunal secreto no dia 25 de abril.

Ainda que parcialmente mantido sob sigilo, o documento afirma que o tribunal permitiu à Agência de Segurança Nacional coletar metadados, informações que fazem referência a outras informações, de comunicações telefônicas. Incluem-se aí os números dos responsáveis pela realização e recepção das chamadas.

Contudo, o documento proíbe a coleta de informações nas conversas e ordena que a agência destrua quaisquer dados coletados em até 5 anos.

O Tribunal de Supervisão de Inteligência Estrangeira dos Estados Unidos é responsável por conceder ou negar permissão a funcionários de governamentais de inteligência para a coleta de informações pessoais de registros telefônicos e de redes na internet.

Os procedimentos desse tribunal são raramente divulgados.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Banco taiwanês Chinatrust pretende comprar o Tokyo Star Bank




O banco Chinatrust Commercial, de Taiwan, decidiu comprar o Tokyo Star Bank de seus acionistas. Se for concluída a aquisição, o Chinatrust se tornará a primeira instituição bancária não japonesa a ter o controle acionário de uma instituição financeira de empréstimos do Japão.

O banco taiwanês planeja fechar o negócio até o fim do ano. O Chinatrust começou a atuar no Japão no ano 2000, com o oferecimento de empréstimos a pequenas e médias empresas do país. A meta da instituição é expandir a concessão de empréstimos para empresas japonesas que atuam em mercados da Ásia.


Além disso, o banco Chinatrust pretende intensificar os seus serviços de gestão de ativos para clientes japoneses de alta renda. A instituição planeja aprimorar o uso de 31 agências do Tokyo Star Bank situadas principalmente na Grande Tóquio e da sua base de capital, constituída de mais de 20 bilhões de dólares em depósitos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...