cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Especialistas do setor de educação do Japão recomendam desenvolvimento de materiais online para estudo do japonês





Um comitê de especialistas em educação recomendou que funcionários do governo japonês desenvolvam materiais de estudo de japonês dispostos na Internet de forma a ajudar pessoas no exterior a aprenderem o idioma.

O comitê formulou um conjunto de propostas sobre como aumentar o número de estrangeiros que estudam a língua japonesa. Eles submeteram uma lista concernente ao ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, na quarta-feira.

O comitê disse que cerca de 4 milhões de pessoas em todo o mundo estudaram o idioma no ano passado. Muitas foram atraídas por música, animês ou culinária do Japão.

O comitê disse que materiais online podem ajudar os principiantes a se divertirem ao mesmo tempo em que aprendem.


terça-feira, 30 de julho de 2013

Especialistas estimam que descontaminação de Fukushima custará 50 bilhões de dólares








Especialistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada estudaram o custo da descontaminação referente ao acidente nuclear na usina Fukushima 1 e estimaram que este seria de 50 bilhões de dólares, ou seja, mais de quatro vezes a quantia inicialmente prevista. A descontaminação nas zonas proibidas custará até 20 bilhões de dólares e a das demais, 31 bilhões de dólares.

A estimativa é baseada nas unidades de custo estabelecidas pelo governo central e nas informações concedidas pelos governos locais. Inclui-se o custo de remoção, transporte e estocagem de lixo radiativo, sendo o solo um exemplo.

O governo central alocou, até o momento, em torno de 11 bilhões de dólares para a descontaminação, mas ainda não esclareceu qual poderia ser o custo total.

domingo, 28 de julho de 2013

Técnicas de origami utilizadas em produção industrial



Os fãs do origami, a arte tradicional japonesa de dobraduras, podem visitar uma exposição em Tóquio mostrando a evolução dessa técnica.

Curadores do Museu Komaba, da Universidade de Tóquio, exibem cerca de 50 intricados exemplos de origami feitos com o auxílio de computadores.

Um coelho de 25 centímetros de altura foi feito a partir de uma peça circular de papel de cerca de um metro de diâmetro.

Visitantes podem ver também uma forma geométrica complexa, feita a partir de uma finíssima chapa de metal, com um vídeo e um diagrama mostrando como a dobradura foi feita.

Muitos designers industriais começaram a usar técnicas tradicionais de origami na criação de produtos. Um pesquisador japonês criou um uma folha que pode ser aberta e fechada com apenas um movimento.

Técnicos espaciais também podem usar a técnica em painéis de energia solar que poderão ser abertos e fechados para fácil armazenagem em satélites no espaço.

A exposição vai até o dia 23 de setembro.

sábado, 27 de julho de 2013

Tem início cobrança experimental de taxa para escalar o Monte Fuji



Autoridades locais iniciaram, em caráter experimental, a cobrança de taxas de pessoas que buscam escalar o Monte Fuji. Isso tem como objetivo arrecadar fundos para a conservação do local, que foi recentemente tombado como patrimônio da humanidade.

Desde quinta-feira, os visitantes estão sendo requisitados a pagar aproximadamente 10 dólares de maneira voluntária.

O Monte Fuji está localizado nas províncias de Yamanashi e de Shizuoka. Os governos provinciais planejam usar o dinheiro arrecadado para a conservação do local e melhoria das medidas de segurança.

A cobrança experimental deve continuar por 10 dias, até 3 de agosto.

Entre 350.000 e 400.000 pessoas devem escalar o Monte Fuji até o final do mês de agosto.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vendas em lojas de departamentos do Japão aumentam pelo segundo ano consecutivo





A Associação das Lojas de Departamento do Japão informou que as vendas nos primeiros seis meses deste ano aumentaram pelo segundo ano consecutivo. Operadoras desse tipo de estabelecimento afirmam que muitos clientes compraram itens caros com esperança de uma recuperação econômica.


Segundo a associação, as vendas em 243 lojas de departamentos em todo o país, entre janeiro e junho, totalizaram 30 bilhões de dólares. Em ienes a cifra representa um aumento de 2,3% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Yokohama passa a oferecer serviço gratuito de internet a turistas estrangeiros




A cidade de Yokohama está oferecendo internet de maneira gratuita a turistas estrangeiros.

O novo serviço é disponibilizado por meio de uma senha que pode ser obtida nos pontos de informações turísticas da cidade. Os visitantes podem usar internet por duas semanas em 500 locais, incluindo restaurantes e pontos turísticos.

O serviço é uma resposta a uma pesquisa feita por autoridades do município no ano passado. O levantamento indicou que muitos turistas estrangeiros sentiram a necessidade de haver um serviço público de internet Wi-Fi.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Empresa japonesa vai começar a produzir macarrão instantâneo no Quênia em parceria com universidade local



No Quênia, uma joint venture foi lançada em janeiro para produzir e vender macarrão instantâneo no país. A parceria foi estabelecida entre a universidade nacional do Quênia, de nome Universidade de Agricultura e Tecnologia Jomo Kenyatta (JKUAT), e a principal fabricante de alimentos processados do Japão, a Nissin Foods Holdings.

As duas planejam começar a vender macarrão instantâneo no Quênia usando produtos importados de uma filial da Nissin na Índia a partir de setembro deste ano. O objetivo é dar início à produção doméstica a partir dos últimos meses de 2014 em uma fábrica que está sendo construída no complexo da universidade.

No Comentário de hoje, o professor Simon Njoroge da JKUAT, que também serve como o representante queniano na parceria, nos fala sobre o lançamento dos negócios de macarrão instantâneo em seu país.

Começamos perguntando por que ele teria decidido começar esse tipo de negócio no Quênia.

Ele diz que o povo queniano sofre de fome devido a secas frequentes. Assim, devido ao seu longo prazo de validade, acreditou-se que o macarrão instantâneo ajudaria a garantir segurança no fornecimento de alimentos.

O professor diz que, em 2008, a universidade começou a cooperar com a Nissin Foods Holdings para a introdução de macarrão instantâneo no Quênia como parte de um projeto de responsabilidade social corporativa da empresa. O produto foi fornecido gratuitamente a alunos de escolas primárias de áreas pobres nas proximidades da universidade.

Depois do fim do projeto em 2010, a universidade discutiu com a Nissin a comercialização de macarrão instantâneo em seu país, uma vez que a economia do Quênia está melhorando. No ano passado, o aumento do PIB foi de 4,5% e espera-se que a economia cresça entre 5% e 6% em 2013.

O professor prossegue dizendo que muitas pessoas, especialmente aquelas que vivem nas cidades e trabalham, estão cada vez mais ocupadas. Assim, elas não têm muito tempo para cozinhar, e por isso desejam produtos que podem ser preparados rapidamente.

Também perguntamos o que ele acredita que o produto vai ter de especial.

O professor diz que o seu produto vai ter como alvo o mercado local. Existem dois sabores que são populares entre o povo queniano: frango e carne bovina grelhada. Além disso, o macarrão instantâneo será feito com produtos locais, como sorgo, que é um cereal rico em minerais, tais como o magnésio, e em proteína. Ele é, assim, um importante alimento para crianças e mães que recentemente deram à luz, além de ser bastante conhecido entre os quenianos.

Perguntamos ao professor se ele acredita que o seu negócio vai ser bem-sucedido.

Ele diz que sim, já que os seus produtos serão baratos para muitas pessoas, até mesmo para aquelas categorizadas como de baixa renda. O preço inicial será de aproximadamente 30 xelins quenianos, ou aproximadamente 30 centavos de dólar, o que é mais barato do que uma garrafa de refrigerante ou um pão.

O professor conclui o Comentário dizendo esperar que, em 5 anos, a demanda anual por macarrões instantâneos alcance 200 milhões de unidades no Quênia.

Este foi o Comentário.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Questões referentes à política energética do Japão






Shinzo Abe, o primeiro-ministro do Japão, já ocupa o cargo há seis meses, e os eleitores terão uma oportunidade de avaliar o seu desempenho com a eleição para a Câmara Alta que será realizada no dia 21 de julho.
Esta semana vamos examinar algumas das principais questões da campanha eleitoral numa série de cinco comentários.
Hoje, na terceira parte desta série, o Comentário avalia a questão da política energética. O futuro da energia nuclear tem sido alvo de debates públicos desde 2011 quando um acidente danificou uma usina nuclear em Fukushima. Como resultado, todos os 50 reatores comerciais do Japão foram desativados.

Cidadãos fizeram manifestações no ano passado contra uma decisão de reativar duas unidades. Mas desde então, o ímpeto das manifestações diminuiu. Hoje ouviremos a opinião de Yoichiro Tateiwa, comentarista da NHK World.

O comentarista diz que o desenrolar do acidente nuclear de 2011 resultou numa sequência de protestos contra a energia atômica e os planos de reativar reatores parados. Em algumas ocasiões milhares de pessoas compareceram às manifestações, em outras, centenas de milhares.

Tatsuya Yoshioka, diretor da ONG Peace Boat, organizou algumas das manifestações. Ele estava eufórico com o entusiasmo demonstrado pelas pessoas.

Contudo com o passar dos meses, Yoshioka viu o entusiasmo ir diminuindo conforme as pessoas mudavam o enfoque para outras questões como a da reconstrução das áreas atingidas pelo desastre.

Yoshioka tenta reiniciar uma discussão nacional a respeito do uso da energia nuclear. Ele diz que a oportunidade de concretizar uma sociedade livre de energia nuclear está sendo desperdiçada, e que fica frustrado de ver que os japoneses parecem ter se esquecido dos riscos que acarretam as usinas nucleares.

Sem energia nuclear, as empresas de eletricidade estão importando mais petróleo e gás. Elas começaram a repassar os custos aos consumidores e estão pressionando pela reativação dos reatores.
O mesmo têm feito os executivos de grandes empresas. Eles dizem que o Japão precisa de uma fonte estável de energia.

O premiê japonês Shinzo Abe e seu partido governista, o Liberal Democrático, também usam o mesmo argumento. Eles apoiam a indústria nuclear desde que ela seja bem regulamentada. Abe disse que as usinas de energia nuclear que atendam os novos padrões de segurança voltariam a operar em conformidade com um parecer profissional.

Líderes de partidos oposicionistas são unânimes em dizer que querem abolir a energia nuclear no futuro, mas até agora não conseguiram apresentar modos concretos para atingir tal objetivo.

O acidente de Fukushima expôs os riscos e os custos associados à energia nuclear. Contudo Yoshioka diz que os japoneses ficaram complacentes. Ele diz que a cada dia, as memórias e o impacto de 11 de março estão se perdendo.

As empresas de eletricidade começaram o processo de reativar suas usinas nucleares. Mas não devemos deixar que as memórias de 11 de março de 2011 desapareçam. Sejam quais forem as nossas opiniões particulares a respeito da energia nuclear, está claro que mais debates são necessários sobre as maneiras de conseguir a energia necessária ao país.

Este foi o Comentário.

sábado, 20 de julho de 2013

Carnaval do Rio é exibido em ultra-alta definição em Tóquio





E para aproveitar o clima de Brasil na capital japonesa, por conta do Brazilian Day que está sendo realizado neste sábado e domingo, os visitantes que passaram pelo Studio Park, dentro das instalações da NHK, puderam conferir um vídeo sobre o carnaval do Rio de Janeiro. O repórter Ewerthon Tobace acompanhou a exibição e conta mais detalhes.

As cores brilhantes das fantasias de carnaval e o rítmo cadenciado do samba, associados a uma imagem perfeita, quase real, projetada num telão de 4 metros e meio de altura por 8 de largura, chamou a atenção de quem passou pelo Studio Park neste sábado.

A brasileira Eliana Yokoyama, que mora na província de Ibaraki, ficou surpresa e feliz ao entrar no Studio Park. Ela mora há 25 anos no Japão e já teve a oportunidade de ver o carnaval do Rio de Janeiro ao vivo. Sempre que pode, ela apresenta aos amigos japoneses algo do cultura brasileira.

"Hoje tive a oportunidade de poder divulgar um pouquinho do Brasil. Antigamente quando residiam muitos brasileiros tinha muitos eventos, agora como diminuiu muito a quantidade de brasileiros, não tem mais."

Fumio Endo, de 74 anos, nasceu no Brasil, mas voltou ao Japão ainda bebê. Ele ficou encantado com as imagens do Rio de Janeiro, cidade que visitou a cerca de seis anos atrás. Apesar da distância, o japonês sonha em ver de perto um dia a magia do carnaval carioca.

O vídeo de 40 minutos sobre o carnaval do Rio de Janeiro foi gravado no começo do ano, numa colaboração entre a NHK e a TV Globo.

Além de imagens turísticas da cidade maravilhosa, foram incluídas as performances de sete escolas de samba do grupo especial, entre elas a campeã de 2013, Vila Isabel.

Quem quiser apreciar o resultado do trabalho tem até às cinco da tarde deste domingo para ir ao Studio Park. O documentário está sendo exibido repetidamente durante todo o dia.

O vídeo foi gravado em UHDTV, ou Ultra High Definition, uma nova tecnologia desenvolvida no laboratório de Pesquisa de Ciência e Tecnologia da NHK.

As imagens em UHDTV são 16 vezes mais nítidas do que a atual tecnologia de alta definição que encontramos no mercado.

Ewerthon Tobace, de Tóquio, para a NHK World Rádio Japão.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Competição de barcos é realizada tendo o Monte Fuji ao fundo


 Foi realizada uma competição de barcos no porto de Shimizu, parte central do Japão, tendo o Monte Fuji ao fundo. A montanha em questão foi registrada recentemente na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

A corrida é realizada anualmente por volta do Dia do Mar, que é um feriado nacional. Este ano, a data é comemorada em 15 de julho.

No domingo, 23 equipes, formadas por membros de associações comunitárias, universidades e empresas participaram da competição.

Os barcos, com 25 membros cada, se seguiram ao longo do percurso de 300 metros, e depois retornaram até o ponto de partida.

Os participantes remavam ao som de gongos e tambores tocados em seus barcos.

O Monte Fuji podia ser visto de longe da linha de chegada.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Japão tem 38% de sua força de trabalho com emprego não regular


 O governo do Japão informa que quatro de cada dez trabalhadores do país têm emprego não regular.

O Ministério do Interior divulgou sexta-feira os resultados de um levantamento sobre a condição de trabalho dos japoneses que foi realizado em outubro do ano passado. Segundo a sondagem, o número de trabalhadores não regulares aumentou três pontos percentuais em relação a cinco anos atrás, atingindo o índice de 38%. É a porcentagem mais elevada desde que dados correspondentes passaram a se tornar disponíveis, em 1982.

Qualificam-se como trabalhadores não regulares pessoas com emprego temporário ou que realizem trabalho terceirizado. Os números correspondentes a trabalhadores não regulares dos dois sexos aumentaram dois pontos percentuais em relação a cinco anos atrás, alcançando 22% dos homens e 58% das mulheres.

Entre pessoas que mudaram de emprego nos últimos cinco anos, 1,33 milhão de trabalhadores obtiveram emprego efetivo, depois de atuar em condição não regular, enquanto 2 milhões passaram a exercer trabalho não regular depois de ter emprego efetivo.

Autoridades do Ministério do Interior apontam como causas a crise financeira que se seguiu à bancarrota do banco de investimentos americano Lehman Brothers, em 2008, e o megaterremoto seguido de tsunami que assolou a região nordeste do Japão, em 2011.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Plano do arquiteto japonês será adotado na construção de instalação para concertos



Autoridades de administração nos arredores de Paris mostraram um plano do arquiteto japonês, Shigeru Ban, de construir uma instalação para concertos em uma ilha no Rio Sena.

Elas mostraram uma maquete do projeto de reurbanização em grande escala na quinta-feira.

A instalação será construída na ilha Seguin, onde havia uma fábrica da Renault. O complexo inclui halls para concertos e um auditório.

A estrutura redonda, a principal do complexo, deve ser coberta por madeiras, acompanhada de um painel solar de grande porte em forma de vela de barco, que irá se mover seguindo a direção do sol.

As obras devem ter início em março do próximo ano, e a conclusão está prevista para 2016.


O complexo é o seu primeiro projeto de instalação cultural na França em 10 anos, depois da construção do Centro Georges Pompidou, em Metz.

domingo, 14 de julho de 2013

Usina Fukushima 1 reforça barreiras para evitar vazamento de água radioativa



Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da danificada usina nuclear Fukushima 1, está buscando evitar que água subterrânea contaminada alcance o mar.

A Tepco está reforçando as barreiras no lado costeiro da usina, tendo começado os trabalhos na segunda-feira em uma barreira de 90m. Espera-se que a conclusão da obra se dê até o fim deste mês.

Grande quantidade de material radioativo foi detectada na água subterrânea de um dos poços usados para monitorar a contaminação. O poço está localizado entre o prédio do reator número dois e o mar. A informação pode levar à conclusão de que água de refugo radioativa esteja penetrando no solo e se espalhando.

A operadora está coletando amostras da água do mar das proximidades para verificar possíveis vazamentos.

sábado, 13 de julho de 2013

Declarado Patrimônio Mundial, Monte Fuji atrai mais turistas

Monte Fuji

 Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

Um grande número de turistas desloca-se até o Monte Fuji para assistir ao nascer do sol desde o seu cume no primeiro dia de escalada da montanha este ano, na segunda-feira.

O fato de o pico mais alto do Japão ter sido declarado Patrimônio Mundial tem dado novo impulso ao turismo local.

Foi grande a procura de excursões de ônibus de dois dias para observar o amanhecer desde o cume do Monte Fuji.

Na manhã de domingo, 135 montanhistas arregimentados por uma agência de viagens de Tóquio partiram da Estação de Shinjuku, da capital japonesa, em três grandes ônibus com guias de turismo.

Os montanhistas iniciarão a subida desde a 5.a estação do Fuji, com pernoite prevista para um albergue situado na 8.a estação.

Partirão, então, para o cume da montanha e deverão ver o nascer do sol por volta das 4h20 de segunda-feira.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Companhias de energia elétrica do Japão se preparam para solicitar o reinício da operação de usinas nucleares



Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved
As companhias de energia elétrica do Japão estão se preparando para solicitar o reinício da operação de cinco usinas nucleares. Todas as usinas de energia nuclear do país tiveram sua atividade suspensa após o acidente na província de Fukushima há dois anos. Somente uma instalação reiniciou a operação até o momento.

Quatro companhias notificaram, na sexta-feira, a Autoridade Reguladora Nuclear sobre os planos de apresentar a solicitação na segunda-feira, assim que as novas diretrizes entrarem em vigor. As regras irão tornar compulsória a adoção de medidas, por parte de operadoras de usinas nucleares, para lidar com acidentes graves. Tais medidas dependiam somente da iniciativa das empresas até agora.

As cinco usinas em questão são Tomari, em Hokkaido, Ooi e Takahama, na província de Fukui, Ikata, na província de Ehime, e Sendai, na província de Kagoshima.

Autoridades da agência nuclear afirmam que serão necessários pelo menos 6 meses para examinar as solicitações. As operadoras terão também que obter a aprovação das comunidades locais.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Geração de energia eólica no mar tem início no sudoeste do Japão






Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

Uma grande turbina eólica em mar começou a operar de maneira experimental na costa sudoeste do Japão.

A turbina tem 83 metros de largura e está localizada a 1,4 quilômetro da cidade de Kitakyushu.

Ela pode gerar 5.500 megawatts de eletricidade anualmente, o que é suficiente para suprir 1.500 casas.

A turbina começou vagarosamente a se movimentar assim que autoridades apertaram o botão de início em uma cerimônia realizada na quinta-feira. O projeto é o resultado de um esforço conjunto empreendido pela Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologias Industriais do Japão, de sigla Nedo, e pela Companhia de Desenvolvimento de Energia Elétrica, conhecida como J-Power.

O diretor da Nedo, Kazuo Furukawa, disse que o Japão está atrás da Europa em termos de energia eólica em mar, mas possui a tecnologia para vencer. Ele disse que o projeto de Kitakyushu representa um começo para os esforços do país de alcançar e ultrapassar a Europa.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Japão começa a posicionar instrumentos no fundo do mar para detecção de terremotos e tsunamis


Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

Pesquisadores da área de sismologia do Japão deram início à criação de uma rede submarina de grande escala de sismógrafos e equipamentos que monitoram tsunamis no Oceano Pacífico, ao longo do litoral leste do país.

O Instituto Nacional de Pesquisas para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres planeja completar o projeto de âmbito nacional em aproximadamente 2 anos.

Um navio começou a colocar os instrumentos no mar ao largo da província de Chiba, vizinha de Tóquio, na terça-feira. Os instrumentos estão sendo instalados em 150 pontos do leito oceânico em ambos os lados da fossa do Japão.

Caso um sismo ocorra nas proximidades da fossa, os sismógrafos vão ajudar a Agência Meteorológica a emitir alertas de terremotos com dezenas de segundos de antecedência em comparação com a situação atual. Os outros instrumentos devem detectar ondas gigantes mais rapidamente do que os aparelhos posicionados em postos de observação ao longo da costa.

Manifestantes se opõem ao reinício de reatores nucleares no Japão



Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved
Manifestantes que se opõem ao reinício dos reatores nucleares no Japão estão reunidos em volta do escritório da autoridade de regulação nuclear. Mais de 60 membros do grupo contrário ao uso da energia nuclear se manifestaram em Tóquio após a entrada em vigor das novas normas de regulação na segunda-feira.

Os manifestantes carregavam cartazes e entoavam "não" ao reinício dos reatores. Eles pedem que as novas regulações sejam revogadas.

Alguns manifestantes vieram das comunidades que hospedam as cinco usinas que buscam aprovação para reiniciar alguns reatores. Eles afirmam que as companhias de energia não adotaram as principais medidas de segurança, que incluem a construção de quebra-mar e a instalação de centros de comando de emergência nas usinas.

O organizador dos protestos, Makoto Yanagida, disse que as novas regras têm muitos defeitos, pois foram feitas antes de a causa do acidente de Fukushima ter sido finalmente esclarecida.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pesquisa diz ser difícil o sustento para 60% dos domicílios no Japão


Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

Uma pesquisa realizada pelo governo japonês indica que 60% dos domicílios do país consideram difícil fechar as contas no fim do mês.

O Ministério do Trabalho e Saúde do Japão realizou a sua pesquisa anual sobre renda domiciliar em junho e julho do ano passado, com a consulta a 47 mil domicílios. Foi excluída da sondagem a Província de Fukushima, bastante afetada pelo megaterremoto de março de 2011.

A pesquisa mostra que, em 2011, a renda média dos domicílios no Japão foi equivalente a 54 mil dólares, com alta de 1,9% em relação ao ano anterior, mas em valor 11 mil dólares inferior ao recorde registrado em 1994.

Além disso, segundo a sondagem, 60% das famílias consideram difícil o sustento. Este foi um índice ligeiramente inferior ao do ano anterior, mas mesmo assim o segundo maior já registrado.

sábado, 6 de julho de 2013

Honda e GM vão desenvolver carro movido a célula de combustível

General Motors Vice Chairman Steve Girsky (left) and Honda North America President Tetsuo Iwamura announce an agreement to co-develop next-generation fuel cell system and hydrogen storage technologies in Manhattan on Tuesday.




Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved
As fabricantes de automóveis Honda Motor, do Japão, e General Motors, dos Estados Unidos, vão desenvolver conjuntamente o que está sendo classificado como o mais avançado veículo movido a célula de combustível com baixo impacto ambiental.

As duas empresas vinham trabalhando separadamente na tecnologia de célula de combustível, mas pretendem tentar reduzir os custos do projeto por meio da colaboração.

Carros com células de combustível não emitem gases causadores do efeito estufa. Eles são movidos a eletricidade gerada por meio de reações químicas entre hidrogênio e oxigênio.

A concorrência está aumentando, já que outras fabricantes japonesas estão formando parcerias similares. A Toyota Motor está juntando forças com a BMW, ao passo que a Nissan vai fazer uma aliança tripla com a Daimler e a Ford.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Filme japonês recebe distinção especial no Festival de Cinema de Moscou






O filme japonês The Ravine of Goodbye"O Vale do Adeus" recebeu distinção especial dos jurados do Festival Internacional de Cinema de Moscou.

A película dirigida por Tatsushi Omori ganhou o Prêmio Especial do Júri - uma das principais distinções do festival. A premiação foi anunciada sábado em um cinema da capital russa.

A obra retrata um casal que reside em um tranquilo vale. O marido e a mulher enfrentam o trágico passado mútuo depois de um brutal acidente que afeta seus vizinhos mais próximos. O filme foi elogiado pelo júri por exibir uma profunda compreensão das relações humanas em uma realização sofisticada.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Mais de 4.200 pessoas foram hospitalizadas no Japão devido ao calor excessivo

Xue Sha - Singapore
Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved
A maior parte do Japão tem temperaturas altas e um nível elevado de umidade. Em cerca de um mês, o número de pessoas levadas a hospitais devido ao calor excessivo passou de 4.200, mais do que o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Agência de Gerenciamento de Medidas contra Incêndio e Desastres disse que 4.278 pessoas foram hospitalizadas em todo o Japão entre o final de maio e o dia 30 de junho. O número é 2,2 vezes maior do que o do ano passado.

Aproximadamente metade daqueles hospitalizados tinha 60 anos ou mais.

Dentre eles, 3 faleceram e 104 estavam em condições críticas e, por isso, precisaram ser hospitalizados por mais de 3 semanas.

Autoridades da agência disseram que é provável que o calor continue e se intensifique; aconselharam as pessoas a beberem água frequentemente.
nice??



quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mais de 40% das principais pontes do Japão precisam de reparos



 Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

Estudos do governo japonês mostram que mais de 40% das principais pontes administradas por municipalidades de várias partes do país estão precisando de algum tipo de reparo.

Em abril, o Ministério da Infraestrutura pediu a governos das províncias e de pequenos municípios em todo o Japão informações sobre a situação envolvendo inspeções e reparos de cerca de 144 mil pontes com mais de 15 metros de comprimento.

Os governos regionais disseram ter encontrado mais de 58 mil pontes que necessitam de reparos devido ao tempo de uso ou a efeitos resultantes de desastres.

A circulação está interrompida ou o peso dos veículos está sendo controlado em aproximadamente 1.400 pontes, ou seja, o número de cinco anos atrás multiplicado por 1,7. Por volta de metade dessas estruturas data de mais de 50 anos atrás. Restrições devem, portanto, ser estabelecidas em um maior número de pontes nos próximos anos.

O Ministério da Infraestrutura afirma que planeja auxiliar os governos locais na solução do problema.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Revista afirma que EUA espionaram telefonemas na Alemanha


Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

Procuradores da Alemanha estão investigando a notícia veiculada por uma revista alemã que revelou que o serviço de inteligência dos EUA espionava cerca de 500 milhões de ligações telefônicas por mês no país europeu.

A revista semanal Der Spiegel publicou no domingo que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) chegou a coletar 500 milhões de registros telefônicos e outras informações pessoais por mês.

De acordo com a revista, a NSA coletava informação referente à identidade de emissores e receptores e o local de onde ligações e e-mails partiam.

Der Spiegel afirma que tais revelações são baseadas em documentos sigilosos da NSA em posse do ex-agente da agência, Edward Snowden.

Os documentos sigilosos demonstrariam que a NSA havia criado um sistema de monitoramento para a Alemanha tão abrangente quanto aquele usado para espionar a China e o Iraque. A Alemanha foi a maior vítima da coleta de informações entre os países da União Europeia.

Já no domingo o Ministério Público Federal da Alemanha havia começado a averiguar a denúncia.

Comitê do Ministério da Saúde do Japão aprova realização do primeiro teste clínico do mundo com a utilização de células iPS




Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved

Um comitê do Ministério da Saúde do Japão aprovou o primeiro teste clínico do mundo com a utilização de células-tronco pluripotentes induzidas, conhecidas como células iPS.

O comitê vinha considerando um pedido feito em fevereiro por um grupo de pesquisas do Instituto Riken de Kobe.

O grupo planeja utilizar células iPS para criar tecido da retina, que será usado na recuperação da visão de pessoas que sofrem de uma grave doença ocular conhecida como degeneração macular relacionada à idade.

As células iPS têm o potencial de se transformarem em qualquer tipo de tecido ou órgão do corpo humano.

Membros do comitê se encontraram pela terceira vez, na quarta-feira, em uma sessão a portas fechadas para avaliar o pedido e informações adicionais tanto de um ponto de vista ético como técnico.

Agora, o grupo vai começar a selecionar pacientes para o teste, que pode ser realizado já em meados do próximo ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...