quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O futuro dos veículos movidos a células de combustível



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Uma feira de negócios com destaque para os veículos movidos a células de combustível, tidos como a próxima geração de automóveis ecologicamente corretos, está sendo realizada desde a quarta, seguindo até a sexta-feira, em Tóquio.

Cerca de 260 empresas e organizações do Japão e do exterior participam do evento. Além de fabricantes desse tipo de carro, participam firmas que fornecem tecnologias que ajudarão a cortar os custos de produção. Companhias que apresentam as mais recentes tecnologias para postos de reabastecimento de hidrogênio - o combustível desses veículos - também estão presentes.

As movimentações para tornar esses automóveis amplamente disponíveis estão começando. A Toyota e a Honda têm por objetivo iniciar as vendas em 2015. Já a Nissan mantém parceria tecnológica com a alemã Daimler e a americana Ford.

Nesta edição do Comentário, conversamos com Hideaki Matsui, pesquisador-sênior do Instituto de Pesquisa Japão.

Por que os veículos movidos a células de combustível são vistos como a próxima geração de automóveis ecologicamente corretos mais promissora?

Matsui diz: "Um veículo movido a células de combustível é capaz de cobrir uma distância igual ou superior a de um automóvel convencional movido a gasolina com apenas uma parada para ser reabastecido com hidrogênio, que é o seu combustível. Além disso, eu penso que o maior benefício de todos é que a água é o único resíduo desse processo, pois a eletricidade que move o veículo é gerada através da reação entre o hidrogênio e o oxigênio da atmosfera".

"Até recentemente, os carros elétricos vinham à mente em primeiro lugar quando se falava em automóveis ecologicamente corretos. Um dos problemas, entretanto, é que eles são capazes de cobrir somente uma distância curta. Além disso, os carros elétricos não são adequados para a fabricação de ônibus e caminhões porque eles requerem uma capacidade elétrica muito grande, o que se torna um problema técnico difícil de ser solucionado. Por outro lado, o hidrogênio empregado em veículos movidos a células de combustível pode suprir uma grande quantidade de energia, suficiente para mover veículos maiores."

Em que estágio estamos em termos de desenvolvimento?

Para o comentarista, o desenvolvimento dos veículos movidos a células de combustível se aproxima da fase de comercialização. Alguns desses automóveis já estão sendo testados em vias públicas. As montadoras visam comercializar seus modelos em 2015, embora os custos sejam um dos problemas a serem resolvidos.

Segundo Hideaki Matsui, a infraestrutura - como no caso da construção de postos de reabastecimento - é a chave para a popularização desses veículos. Atualmente, a quantidade de postos de reabastecimento é muito pequena. Outra questão é a aprovação da regulamentação de segurança no tocante ao manuseio de hidrogênio em grandes quantidades e ao perigo do gás de alta pressão existente nos postos de reabastecimento.

Matsui conclui o seu raciocínio dizendo que os setores público e privado precisarão acelerar a sua cooperação para resolver essas questões.

Esse foi o comnentário.

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