cresce demanda por brasileiros

Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão

ke kawaii

Nova seção do nippo press atualizada semanalmente

Seção mulher

Dicas de saude, moda,comportamento e beleza da mulher.

Fofocas

Fofocas das celebridades

nossa mini loja virtual

Nossa mini loja virtual em parceria com ML.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cientistas japoneses pedem permissão para realizar o primeiro teste clínico com células iPS



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Um grupo de pesquisadores do Japão requereu ao Ministério da Saúde do país permissão para conduzir o primeiro teste clínico do mundo com células iPS. O requerimento foi apresentado na quinta-feira por um grupo de pesquisa do Instituto Riken de Kobe liderado por Masayo Takahashi.

As células iPS têm o potencial de se transformarem em qualquer tipo de tecido do corpo. O teste objetiva melhorar a visão de pacientes com uma doença ocular degenerativa chamada degeneração macular relacionada à idade.

Os pesquisadores planejam gerar células iPS a partir de células da pele dos pacientes. Posteriormente, eles transformarão as células iPS em células da retina, aplicando um determinado tipo de proteína. Uma placa das células resultantes será transplantada para os olhos dos pacientes, com a esperança de que essas células ajudem a regenerar a retina. O transplante será feito em 6 pacientes.

Se o requerimento for aprovado pelo ministério, os pesquisadores começarão a selecionar os pacientes imediatamente.

Robô humanoide é testado para ser enviado a estação espacial



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



Pesquisadores japoneses estão realizando os testes finais em um robô humanoide antes da sua viagem, a ser realizada em meados de 2013, à Estação Espacial Internacional. Os pesquisadores divulgaram imagens do robô nesta quinta-feira.

O vídeo mostra o robô sendo submetido a testes de viabilidade no mês passado em ambiente de gravidade zero criado dentro de uma aeronave.

Um consórcio de companhias japonesas está desenvolvendo o robô, visando a ajudar a aliviar o estresse dos astronautas.

O futuro dos veículos movidos a células de combustível



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Uma feira de negócios com destaque para os veículos movidos a células de combustível, tidos como a próxima geração de automóveis ecologicamente corretos, está sendo realizada desde a quarta, seguindo até a sexta-feira, em Tóquio.

Cerca de 260 empresas e organizações do Japão e do exterior participam do evento. Além de fabricantes desse tipo de carro, participam firmas que fornecem tecnologias que ajudarão a cortar os custos de produção. Companhias que apresentam as mais recentes tecnologias para postos de reabastecimento de hidrogênio - o combustível desses veículos - também estão presentes.

As movimentações para tornar esses automóveis amplamente disponíveis estão começando. A Toyota e a Honda têm por objetivo iniciar as vendas em 2015. Já a Nissan mantém parceria tecnológica com a alemã Daimler e a americana Ford.

Nesta edição do Comentário, conversamos com Hideaki Matsui, pesquisador-sênior do Instituto de Pesquisa Japão.

Por que os veículos movidos a células de combustível são vistos como a próxima geração de automóveis ecologicamente corretos mais promissora?

Matsui diz: "Um veículo movido a células de combustível é capaz de cobrir uma distância igual ou superior a de um automóvel convencional movido a gasolina com apenas uma parada para ser reabastecido com hidrogênio, que é o seu combustível. Além disso, eu penso que o maior benefício de todos é que a água é o único resíduo desse processo, pois a eletricidade que move o veículo é gerada através da reação entre o hidrogênio e o oxigênio da atmosfera".

"Até recentemente, os carros elétricos vinham à mente em primeiro lugar quando se falava em automóveis ecologicamente corretos. Um dos problemas, entretanto, é que eles são capazes de cobrir somente uma distância curta. Além disso, os carros elétricos não são adequados para a fabricação de ônibus e caminhões porque eles requerem uma capacidade elétrica muito grande, o que se torna um problema técnico difícil de ser solucionado. Por outro lado, o hidrogênio empregado em veículos movidos a células de combustível pode suprir uma grande quantidade de energia, suficiente para mover veículos maiores."

Em que estágio estamos em termos de desenvolvimento?

Para o comentarista, o desenvolvimento dos veículos movidos a células de combustível se aproxima da fase de comercialização. Alguns desses automóveis já estão sendo testados em vias públicas. As montadoras visam comercializar seus modelos em 2015, embora os custos sejam um dos problemas a serem resolvidos.

Segundo Hideaki Matsui, a infraestrutura - como no caso da construção de postos de reabastecimento - é a chave para a popularização desses veículos. Atualmente, a quantidade de postos de reabastecimento é muito pequena. Outra questão é a aprovação da regulamentação de segurança no tocante ao manuseio de hidrogênio em grandes quantidades e ao perigo do gás de alta pressão existente nos postos de reabastecimento.

Matsui conclui o seu raciocínio dizendo que os setores público e privado precisarão acelerar a sua cooperação para resolver essas questões.

Esse foi o comnentário.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Terras-raras no leito marítimo nas áreas japonesas têm maior densidade do que as da China


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Minerais do tipo de terras-raras encontrados na zona econômica exclusiva do Japão foram constatados como sendo 30 vezes mais densos que os materiais encontrados em minas da China.

Reservas enormes de terras-raras foram descobertas no ano passado, no leito marítimo próximo de Minamitorishima, uma ilha na região do Pacífico, a uma distância de cerca de 2.000 km ao sul de Tóquio.

Pesquisadores da Universidade de Tóquio fizeram levantamentos no local, no mês passado.

Amostras de lama retiradas de uma profundidade marítima de mais de 5.000 metros continham 6.000 ppm de minerais terras-raras. A densidade variava dependendo da área e da profundidade.

O disprósio, que é indispensável para a manufatura de veículos de tipo híbrido, era cerca de 20 vezes mais denso do que o constatado na produção de minas situadas na região sul da China.

O Prof. Yasuhiro Kato, que analisa amostras deste tipo, disse que as reservas poderiam ser desenvolvidas como recursos, porque a lama contendo as ditas terras-raras está próxima da superfície do leito marítimo.

Contudo, o desenvolvimento destes recursos jamais foi realizado em profundidades a mais de 5.000 metros.

O Japão vai considerar o desenvolvimento de nova tecnologia de mineração e estudar a lucratividade de tal projeto.

Começa em Tóquio a feira de veículos de célula a combustível


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Veículos de células a combustível foram apresentados como a nova geração de carros de baixo impacto ambiental durante uma feira comercial realizada em Tóquio.

Esse tipo de veículos é movido a eletricidade gerada por uma reação química entre o hidrogênio e o oxigênio. O carro de célula a combustível tem uma autonomia de mais de 500 quilômetros com apenas um suprimento de hidrogênio, e não emite gases nocivos.

Por outro lado, um processador de metais da província de Nagano está exibindo nesta feira a tecnologia para a produção em massa de chapas finas de metal para uso em equipamento de geração de energia. Segundo essa companhia, o método poderá, eventualmente, reduzir em 90 por cento os custos de produção de chapas de metal.

Tanto a Toyota como a Honda pretendem lançar modelos de automóveis movidos por célula a combustível em 2015. A Nissan está envolvida num projeto com esta finalidade com as fabricantes Daimler, da Alemanha e a Ford, dos Estados Unidos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Província de Aomori registra acúmulo de neve recorde


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Fortes nevascas continuam a atingir o norte do Japão, estabelecendo novos recordes de acúmulo de neve na província de Aomori pelo terceiro dia consecutivo.

No distrito de Sukayu, na cadeia de montanhas Hakkoda, 5,66 metros de neve haviam se acumulado até as 5h da manhã de terça-feira, horário do Japão. Esse é o maior acúmulo de neve já registrado em qualquer ponto de observação do país.

Realizada em Tóquio cerimônia de finalização do novo Ginza Kabukiza


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



Foi realizada em Tóquio, na terça-feira, uma cerimônia para celebrar a finalização de um novo complexo teatral de Kabuki, tradicional arte japonesa.

O prédio de 29 andares chamado Ginza Kabukiza, que abriga o novo teatro, substitui o antigo Kabukiza, que foi demolido há três anos.

O prédio novo foi projetado de modo a se assemelhar o máximo possível à estrutura anterior, a qual era um popular ponto no famoso distrito de Ginza devido à sua linda fachada. A abertura ao público está prevista para ocorrer no dia 2 de abril.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cai ligeiramente o número de novos casos de AIDS no Japão



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Segundo o Ministério da Saúde do Japão, no ano passado foram registrados 445 novos casos de AIDS em todo o país, 28 a menos que no ano anterior, que havia tido o maior número de novos casos em um ano no Japão.

Esta é a primeira vez em 7 anos que o número diminui em relação ao ano anterior. Segundo o ministério, 417 dos pacientes são homens e 28 são mulheres.

O número de pessoas que descobriram estar infectadas com o vírus HIV no ano passado, embora não apresentem sintomas da AIDS, foi de 1001 pessoas, 55 a menos que em 2011.

Governador de Okinawa afirma que realocação de base aérea dentro da província não é factível


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O governador de Okinawa criticou o governo central por levar adiante o plano de realocação da base aérea de Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos dentro dessa província a despeito da oposição local.

Na segunda-feira, o governador Hirokazu Nakaima disse que o governo central está salientando os riscos causados pela base na sua atual localização e dando continuidade à realocação. No entanto, Nakaima disse ter dúvidas sobre o momento em que e a maneira como a realocação pode ser completada.

Nakaima reforçou que o plano para realocar a base aérea da área densamente povoada da cidade de Ginowan para a cidade costeira de Nago, no norte de Okinawa, não é factível.

As observações do governador foram feitas depois de o primeiro-ministro Shinzo Abe ter dito ao presidente Barack Obama, na última semana, que o Japão levará adiante a realocação seguindo o acordo bilateral.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Associação norte-coreana envia cartas com pedido de compreensão a japoneses

Por Uehara Yuu 
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



Em iniciativa inusitada, uma associação norte-coreana que promove intercâmbios com o setor privado de fora da Coreia do Norte enviou cartas a japoneses com um pedido de compreensão de medidas que são tomadas pelo governo de Pyongyang.

As cartas foram enviadas depois que a Coreia do Norte realizou o mais recente teste nuclear, em 12 de fevereiro. Pelo menos dez pessoas receberam cópia do mesmo documento, inclusive um dirigente de uma entidade japonesa que se dedica a promover a amizade com a Coreia do Norte.

O texto das cartas acusa os Estados Unidos de seguir padrões duplos. Diz que o governo americano criticou o lançamento, em dezembro, de um satélite norte-coreano, chamando-o de "teste de míssil balístico intercontinental", sem no entanto fazer crítica idêntica a lançamentos similares realizados pelo Japão e pela Coreia do Sul.

Além disso, o texto das cartas diz que a desnuclearização da península coreana poderá ter avanço se os Estados Unidos e outras nações abandonarem primeiramente as suas próprias armas nucleares.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pesquisadores japoneses descobrem o mecanismo do mal de Alzheimer


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Um grupo de pesquisadores do Japão afirma ter identificado parte do mecanismo do mal de Alzheimer, usando a tecnologia da criação de células-tronco pluripotentes induzidas, conhecidas como células iPS.

O professor adjunto Haruhisa Inoue, do Centro para Pesquisas e Aplicações de Células iPS, da Universidade de Kyoto, lidera o grupo que divulgou as descobertas.

A equipe reprogramou as células que foram retiradas de 4 pacientes que sofrem de mal de Alzheimer em células iPS para se transformarem em células nervosas. As células iPS têm potencial para se desenvolver em qualquer tipo de células.

Os pesquisadores afirmam que confirmaram que uma proteína anormal chamada amiloide beta se acumulava dentro das células.

Eles descobriram também que a proteína provoca a morte de células nervosas, impedindo a formação de outros tipos de proteínas.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sony vai lançar PlayStation 4



A Sony Computer Entertainment vai lançar o que chamou de "próxima geração" do PlayStation. Trata-se da primeira renovação do popular console de videogame em sete anos.

O anúncio de lançamento do PlayStation 4 foi feito pela fabricante de eletroeletrônicos durante um evento realizado, na quarta-feira, em Nova York. Funcionários da empresa afirmaram que o novo modelo chegará ao mercado até a temporada de férias de fim de ano.Focado em maior interação social, novos recursos de jogabilidade e maior qualidade gráfica.
O Playstation 4 terá memória RAM de 8GB e uma placa gráfica mais próxima do que é hoje utilizado nos PCs. Para a Sony, isso deve facilitar o trabalho dos desenvolvedores de jogos. Além disso, o PS4 vai contar com uma barra de controle de movimentos, semelhante à do Wii, da Nintendo, para capturar movimentos dos jogadores. Não foi informado se a mídia dos jogos continuará sendo  Blu-Ray, como no atual PS3.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Relatório sobre falhas geológicas pode afetar usinas nucleares



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Apresentamos agora o Comentário. Na segunda-feira, um comitê da Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão, que estuda as falhas geológicas localizadas sob instalações nucleares do país, divulgou o esboço de um relatório indicando que podem estar ativas duas dessas falhas sob a usina nuclear de Higashidori, na província de Aomori, região nordeste do Japão.

Conversamos com o Noriyuki Mizuno, comentarista da NHK, sobre o que poderá acontecer com a usina nuclear de Higashidori.

Mizuno diz: "acho inevitável que o esboço deste relatório tenha um grande impacto sobre o cronograma de reativação desta usina nuclear. Existe um reator nuclear perto da falha que, segundo este relatório, pode estar ativa. O comitê deve examinar também o impacto de outra falha situada imediatamente abaixo do edifício onde estão os reatores nucleares".

O esboço desse relatório indica que uma conclusão já foi tomada a respeito da questão das falhas ativas?

Segundo Mizuno, a Autoridade de Regulamentação Nuclear teria, originalmente, planejado resolver essa questão com base apenas no trabalho do comitê, mas teria recentemente mudado sua política. A autoridade pretende tomar sua decisão final depois de ouvir as opiniões de outros especialistas a respeito do esboço do relatório apresentado na segunda-feira.

O comentarista acrescenta que isso ocorre em meio a críticas crescentes sobre como esse órgão tem realizado seu trabalho. As companhias de energia elétrica, que podem ser forçadas a desativar seus reatores nucleares, dependendo da conclusão a respeito da questão das falhas geológicas, estão argumentando que não seria cauteloso tomar tal decisão com base num comitê formado por apenas cinco especialistas.

Outras objeções têm sido feitas também dentro do partido governista. Os cinco membros da Autoridade de Regulamentação Nuclear foram finalmente aprovados pelo Parlamento japonês na semana passada. Legisladores do situacionista Partido Liberal Democrático que representam distritos eleitorais onde há usinas nucleares e que são, portanto, simpatizantes da geração de energia atômica, não participaram da votação dos membros do comitê. Acredita-se que eles tenham expressado sua oposição à postura cautelosa do órgão no tocante à reativação das operações das usinas. A autoridade começa a perceber que não pode ignorar essas críticas e insatisfações.

Segundo Mizuno, deve aumentar também a pressão para o reinício das operações das usinas nucleares por parte de grupos de políticos e de empresários, sob a liderança de companhias de eletricidade. Segundo o comentarista, é óbvia a necessidade de ouvir as diferentes opiniões, mas a Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão precisa tomar suas decisões independentemente dessas opiniões e sem se deixar levar pela pressão exterior desses grupos.

Este foi o Comentário.

Cientistas japoneses produzem artificialmente pâncreas suíno


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Pesquisadores japoneses anunciaram que produziram com sucesso um pâncreas suíno utilizando células de outro animal da mesma espécie. Eles esperam que a técnica seja utilizada na produção de órgãos humanos em animais com fins de tratamento.

O experimento foi realizado de maneira conjunta por pesquisadores da Universidade de Tóquio e da Universidade Meiji.

A equipe planeja, primeiramente, realizar estudos básicos por meio do implante de células humanas modificadas iPS, que são um tipo versátil de células-tronco, em um embrião suíno. Esse embrião seria, então, transplantado para uma fêmea da espécie.

No entanto, diretrizes do governo do Japão atualmente proíbem tal procedimento devido a questões éticas.

Um comitê do escritório do gabinete está atualmente revisando essas diretrizes. Especialistas dizem que a questão exige amplos debates para esclarecer as objeções de ordem ética e de segurança.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sobreviventes da bomba de Nagasaki protestam contra teste da Coreia do Norte


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Um grupo de sobreviventes da bomba atômica “hibakusha”lançada sobre Nagasaki e apoiadores fizeram ato público em protesto contra o teste nuclear realizado terça-feira pela Coreia do Norte.

Cerca de 30 pessoas participaram da manifestação de domingo no Parque da Paz da cidade.

Elas iniciaram o ato público com a observação de um minuto de silêncio exatamente às 11h02, horário em que o avião americano lançou a bomba sobre a cidade, em 9 de agosto de 1945.

O presidente da associação dos sobreviventes de Nagasaki, Hirotami Yamada, afirmou que até o fim de sua vida eles continuarão a exigir a eliminação total das armas nucleares.

Sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima também realizaram ato público semelhante na quarta-feira, dia seguinte ao teste nuclear da Coreia do Norte.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Chanceler japonês se reúne com governador de Okinawa para discutir questão da base americana


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, tentou obter o apoio do governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, para a planejada transferência de uma base de fuzileiros navais americanos para um local dentro da mesma província.

Eles se encontraram sábado em Naha, capital de Okinawa. A reunião acontece antes da visita de Kishida a Washington na próxima semana, acompanhando o premiê Shinzo Abe.

O principal tópico da reunião era a transferência da Base Aérea de Futenma dos Fuzileiros Navais Americanos, localizada em uma área densamente povoada de Ginowan, em Okinawa.

Kishida afirmou que a base não deveria continuar na cidade para sempre e manifestou a esperança do governo japonês de transferi-la para o Camp Schwab, em Nago, também em Okinawa, seguindo um acordo nipo-americano.

O chanceler disse também que o governo irá se empenhar para diminuir o fardo das comunidades que abrigam instalações militares americanas.

O governador, por sua vez, reiterou seu desejo de ver a base de Futenma ser transferida para fora da província o mais cedo possível.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Declaração de um testemunho da queda do meteorito


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A NHK World entrou em contato com um jornalista local, Dmitry Turkin, do escritório da emissora de televisão estatal russa de Chelyabinsk. Ele falou com a seção do idioma russo da Rádio Japão por telefone, na sexta-feira.

Turkin disse que quase todas as testemunhas do incidente têm a mesma história para contar. Eles dizem que viram o céu iluminado por um clarão e sentiram ondas de explosão alguns minutos depois.

Turkin disse que estava em sua casa no momento da explosão e viu um lampejo de luz e todo o seu quarto se iluminou. Quando ele foi à varanda, viu uma fina sequência de fumaça no céu que lhe lembrou um rastro de um avião a jato. Ele pensou que era um acidente aéreo.

Turkin acrescentou que, alguns minutos depois, ouviu uma explosão.


Meteorito deixa mais de 500 feridos na Rússia



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O Ministério do Interior da Rússia diz que pelo menos 500 pessoas ficaram feridas em uma aparente colisão de meteorito na região central do país.

A população da região de Chelyabinsk viu um objeto incandescente com cauda branca caindo do céu na manhã de sexta-feira.

Autoridades afirmam que comunicações por telefone celular foram interrompidas por um momento após as explosões. Escolas locais cancelaram as aulas nesse dia.

O vice-chefe do Observatório Nacional Astronômico do Japão, Junichi Watanabe, diz que um pequeno asteroide pode ter entrado na atmosfera terrestre e se transformado em uma bola de fogo por causa do atrito com o ar.

Ele acrescentou que este provável meteorito não está relacionado ao asteroide que está se aproximando da Terra.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estilista de moda japonesa desfila no carnaval do Brasil

Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



Junko Koshino, uma famosa estilista de moda do Japão, desfilou com os sambistas de uma escola de samba de São Paulo para os quais ela criou os figurinos.

Koshino desfilou com cerca de 90 sambistas na terça-feira usando um figurino de prata que ela mesma criou.

Os figurinos criados por Koshino foram inspirados nos tradicionais quimonos do Japão.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Premiê japonês condena veementemente teste nuclear norte-coreano


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que seu país condena veementemente o teste nuclear conduzido pela Coreia do Norte, que representa uma violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Na terça-feira, Abe falou durante uma sessão do Parlamento japonês. Segundo ele, um funcionário da Agência Central Coreana de Notícias confirmou que o país conduziu, com sucesso, seu terceiro teste nuclear subterrâneo anteriormente no mesmo dia.

Coreia do Norte realizou teste nuclear subterrâneo






A agência estatal de notícias da Coreia do Norte anunciou que o país conduziu seu terceiro teste nuclear na terça-feira.

A Agência Central Coreana de Notícias informou que um aparelho nuclear miniaturizado com grande poder de explosão foi utilizado no teste subterrâneo.

O governo norte-coreano disse que o ensaio atômico tem como objetivo "proteger sua segurança nacional e soberania" contra o que chamou de a "hostilidade" dos EUA, seu inimigo declarado.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Japão explora novas fontes de energia


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Daqui a um mês o Japão vai viver o segundo aniversário do terremoto e tsunami de 11 de março que devastaram o nordeste do país. A catástrofe e a subsequente crise nuclear forçaram o Japão a dar mais atenção a diversas fontes de energia. No final de janeiro, o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão lançou o primeiro teste de produção em alto mar do mundo para dissolver o hidrato de metano e extrair gás natural ao largo da costa da província de Aichi.

No Comentário de hoje, Hikaru Hiranuma, pesquisador da Fundação Tokyo e especialista em energia, nos fala sobre a importância desse teste.

O hidrato de metano é um composto cristalino que consiste em água e metano, que é um elemento do gás encanado.
A extração de gás natural a partir do hidrato de metano vinha sendo considerada extremamente difícil uma vez que ele existe numa forma totalmente diferente da de um campo de gás natural.

O metano e a água se cristalizam em baixa temperatura e alta pressão para formar o hidrato de metano. Um montante considerável de hidrato de metano estaria presente nos mares em volta do Japão e em vários locais do mundo. O teste de produção em alto mar do Japão, a primeira tentativa do tipo no mundo, está atraindo atenção em âmbito global pois o seu sucesso poderá abrir portas para outros países seguirem o exemplo.

O mapa geopolítico de recursos e energia está mudando. O sucesso dos Estados Unidos na exploração de gás de xisto deu início à mudança. Até o momento, nações ricas em recursos significava países que possuiam recursos subterrâneos. Contudo agora, países tecnologicamente capazes de explorar recursos podem exercer uma grande influência geopolítica sobre os recursos globais e o fornecimento de energia.

Levando isto em conta, o Japão deveria reconhecer plenamente o fato de que está entre os pioneiros do mundo quando se trata de avanço tecnológico no desenvolvimento de hidrato de metano. O sucesso em sua primeira tentativa no mundo iria contribuir para a diplomacia do país no tocante ao comércio de recursos bem como para suas políticas domésticas sobre recursos e energia.

Este foi o Comentário.



Chinatown de Yokohama comemora Ano Novo chinês


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

No domingo, dançarinos fantasiados de leão dançaram nas ruas da Chinatown de Yokohama no Japão, para comemorar o Ano-Novo chinês. Os chineses acreditam que os leões atraem a sorte.

Um membro do comitê organizador informa que os ânimos na Chinatown foram afetados pelo declínio do número de visitantes em meio à deterioração das relações bilaterais, mas que ele gostaria de comemorar o Ano-Novo chinês com todos.

Mao Asada vence Campeonato de 4 Continentes de Patinação Artística


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Mao Asada do Japão venceu no domingo a competição feminina no Campeonato de 4 Continentes de Patinação Artística realizado em Osaka.

Asada recebeu 205,45 pontos, o total combinado mais alto do mundo para a temporada, ganhando a medalha de ouro pela primeira vez em 3 anos.

Akiko Suzuki, também do Japão, ficou em segundo lugar. Kanako Murakami, outra patinadora japonesa ficou em terceiro.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Abe visita cidade devastada pela catástrofe no nordeste do Japão


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, visitou uma das cidades devastadas pelo terremoto e tsunami em março de 2011 para prestar homenagem às vítimas da catástrofe.

Esta é a terceira visita de Abe à região atingida pelo desastre desde que assumiu o cargo em dezembro.

O premiê esteve sábado em Rikuzentakata, na província de Iwate, para visitar uma instalação recém-construída em memória às vítimas, onde milhares de pessoas foram mortas pelo tsunami.

As obras foram concluídas no mês passado. A instalação foi construída com pinheiros que foram arrancados pelo tsunami ou que não resistiram depois que as águas do mar invadiram a região.

Abe depositou flores no local e ofereceu preces às vítimas.

O prefeito de Rikuzentakata, Futoshi Toba, disse que os sobreviventes querem que a cidade seja reconstruída o mais cedo possível, e espera que as pessoas em todo o país compreendam isso.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

"Chugakusei Nikki", produzido pela NHK, conquista prêmio Emmy



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A NHK conquistou o prêmio internacional Emmy, na categoria de série dramática para crianças.

O prêmio é concedido aos programas de TV excepcionais produzidos fora dos Estados Unidos. A série dramática faz parte de uma das categorias recém-estabelecidas na competição - International Emmy Kids Awards.

A NHK conquistou o prêmio Emmy por um episódio de seu seriado "Chugakusei Nikki", ou "Diário de Estudante do Ginásio".

O episódio em questão fala sobre um estudante que ficava nervoso ao falar na frente de outras pessoas. E ele acaba fazendo amizade com os colegas da classe tocando piano.

O adolescente que faz o papel principal neste episódio passou por experiências similares na vida real. O capítulo inclui uma entrevista com ele e também um documentário que mostra seu desenvolvimento ao longo do período em que trabalhou no seriado.

O seriado Chugakusei Nikki foi produzido pela NHK de Nagoya, e transmitido por 50 anos até março do ano passado.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Pesquisadores conseguem tirar fotos de lulas voando



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Pesquisadores japoneses do curso de Ciências Pesqueiras da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Hokkaido tomaram fotos de cerca de 100 lulas saltando do mar e voando no ar. As lulas voaram cerca de 30 metros em um voo único.

As fotos foram tomadas em julho de 2011, no Oceano Pacífico, a 600 quilômetros a leste de Tóquio.

As lulas são conhecidas por saltarem do mar expelindo água salgada dos seus corpos.

Os pesquisadores disseram que as fotos mostram que as lulas usam o mesmo método para acelerar no ar. Elas esticam suas barbatanas e tentáculos para manter o equilíbrio.

O pesquisador chefe disse que as lulas adquiriram essa habilidade escapando dos seus predadores.

Japão irá intensificar medidas para lidar com poluentes do ar provenientes da China


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O governo japonês diz que irá intensificar medidas para lidar com a poluição do ar proveniente da China.

Os níveis de minúsculas partículas chamadas PM 2,5 continuam altos na parte leste e no interior da China continental, afetando a saúde da população.

Os poluentes já estão sendo detectados em altas concentrações também no Japão.

O Ministério do Meio Ambiente planeja estabelecer um painel de especialistas na próxima semana e elaborar diretrizes ainda este mês para evitar que a poluição afete a saúde das pessoas.

O ministério pretende, também, oferecer à China assistência técnica, entre outras medidas, para ajudar o país a controlar a poluição do ar.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Japão e Minas Gerais fazem aliança de prevenção de desastres


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



Nos anos recentes no Brasil, muitos casos de desastres naturais foram reportados no sudeste do país, incluindo a enchente e o deslizamento de terra de 2011 no Rio de Janeiro.

O Estado de Minas Gerais fez uma aliança com o Japão a fim de promover esforços para educar a população sobre prevenção de desastres como preparação para desastres naturais.

No Comentário de hoje, Fabiano Villas Bôas, secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e tenente-coronel da PM de Minas Gerais, vai falar sobre os esforços que estão sendo realizados em cooperação com o Japão. Vamos ouvi-lo:

"Isso se iniciou no começo de 2012 através da parceria que nós fizemos com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). A JICA nos proporcionou um seminário internacional de prevenção de desastres naturais que aconteceu em Belo Horizonte.

Além desse seminário, nós conseguimos fazer uma visita técnica na província japonesa de Aichi, conhecendo a rotina do povo japonês quanto à questão dos desastres naturais. O que é bastante interessante e que nós estamos querendo adotar aqui é a discussão nas escolas - a preparação para desastres naturais é discutida em salas de aula. Talvez isso seja mais importante neste momento, em que nós acreditamos que a sociedade brasileira deve desenvolver essa cultura de prevenção iniciando com nas crianças.

Nós trouxemos muitos materiais que eles utilizam, inclusive os materiais para os brasileiros que moram em Aichi. Tem muita coisa escrita em português. Então nós já estamos adaptando para a nossa realidade e utilizando algumas coisas desse ensinamento japonês.

Essa parceria ajuda não só o povo brasileiro mas também o japonês. A gente sabe que, na província de Aichi, por exemplo, existe um número muito grande de residentes brasileiros, e a província tem interesse que nós possamos levar essa mensagem também para esses brasileiros que moram no Japão quanto a essa questão da cultura de prevenção de desastres naturais.

No mês de março, nós vamos realizar o segundo seminário internacional, trazendo quatro especialistas do Japão que falarão para o público dessas questões de desastres naturais. Ainda os levaremos à cidade de Montes Claros para oferecer palestras com a ênfase na questão do trabalhos sísmicos. Nós tivemos muitos abalos sísmicos na região norte, próxima a Montes Claros, desde 2007. São abalos moderados, mas a gente tem que se preparar para essa questão do terremoto, que é uma questão nova.

A gente acredita que este projeto, tem um grande poder para frente. Uma semente que a gente planta agora vamos colher daqui a vários anos."

Esse foi o Comentário.

Manifestantes clamam pelo retorno das ilhas do norte ao controle japonês


Por Uehara Yuu 
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved 

Ex-residentes japoneses de quatro ilhas administradas pela Rússia e que são reivindicadas pelo Japão realizaram uma manifestação em Hokkaido pedindo a devolução do território.

A manifestação foi realizada no local do festival anual da neve na cidade de Sapporo no dia 7 de fevereiro, o Dia dos Territórios Dia dos Territórios do Norte do Japão. Nesse dia, em 1855, Japão e Rússia assinaram um tratado reconhecendo que as ilhas pertencem ao Japão.

Por volta de duzentas pessoas caminharam pelo centro de Sapporo, carregando cartazes dizendo que todos os cidadãos japoneses desejam a devolução imediata das ilhas.

Seinosuke Otsuka, que tem de 77 anos de idade e vem da ilha de Kunashiri, disse aos participantes que a cada ano ele renova as esperanças de uma solução sem demora para o problema e que, no entanto, não há nenhum avanço em vista.

Otsuka disse que continua a pressionar o governo central e outros para trabalhar visando à solução enquanto muitos ex-residentes das ilhas ainda estiverem vivos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

China e Coreia do Sul tentam impedir teste nuclear da Coreia do Norte



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



Negociadores chineses e sul-coreanos encarregados das questões nucleares da Coreia do Norte concordaram em continuar a pressionar este país a não conduzir um terceiro teste nuclear. Lim Sung-nam, da Coreia do Sul, reuniu-se com sua contraparte chinesa Wu Dawei em Pequim na segunda-feira.

Lim declarou à imprensa que, após a reunião, os dois negociadores confirmaram que o objetivo de desnuclearizar a Península da Coreia deve ser buscado continuamente. Ele disse que a Coreia do Sul e a China concordaram em manter contato constante sobre a questão.

A Coreia do Sul assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU neste mês. Lim teria dito à sua contraparte chinesa que o Conselho de Segurança deveria impor sanções adicionais à Coreia do Norte se esta realizar um novo teste nuclear.

Seul mostra desenho técnico de complexo norte-coreano para testes nucleares


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



A Coreia do Sul revelou o que parece ser o diagrama de um túnel próprio para testes nucleares no nordeste da Coreia do Norte.
O desenho estava visivel em um documentário norte-coreano veiculado na TV Central Coreana em setembro de 2010.

Autoridades da Coreia do Sul divulgaram na segunda-feira uma foto ilustrada do diagrama, dizendo que acreditam que 2 testes nucleares foram conduzidos dentro do túnel localizado em Poongkye-ri, onde fica o complexo para testes nucleares.

A foto mostra o túnel se extendendo na horizontal a partir da entrada esquerda antes de entrar numa espiral e abrigar um dispositivo nuclear.
O túnel tem 9 portões bem como 3 compartimentos para isolar gás.

Funcionários do Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmam que o vazamento de material radioativo durante o primeiro teste nuclear da Coreia do Norte pode ter levado Pyongyang a usar um design que lembra um anzol.
Funcionários da Defesa da Coreia do Sul sugerem que um túnel de estrutura semelhante poderá ser usado no próximo teste nuclear norte-coreano, caso ele venha a ser conduzido.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Criador do grupo pop japonês AKB48 recebe Prêmio Annie

Por Uehara Yuu 
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved 
Imagens; Nippozashi

Um compositor e produtor musical japonês recebeu o Prêmio Annie, dos Estados Unidos,por uma canção que é usada em um filme de desenho animado.

O Prêmio Annie está entre os mais cobiçados por criadores e profissionais da indústria de animações.

Yasushi Akimoto recebeu sábado em Los Angeles o prêmio ao lado de cinco outros músicos na quadragésima edição do certame. O filme "Detona Ralph" foi produzido pelos Estúdios Disney.

Em terceira dimensão, o filme retrata um vilão de videogame que pretende ser respeitado como herói. O protagonista lança-se em uma aventura no mundo dos jogos eletrônicos.

O produtor japonês compôs a música-tema de encerramento, "Sugar Rush", que é interpretada pelo grupo pop japonês AKB48. Yasushi Akimoto também é o criador do grupo pop, que está integrado somente por meninas.

O filme "Detona Ralph" recebeu o prêmio na categoria de Melhor Animação.



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cantora japonesa raspa cabelo como castigo por passar noite com jovem





A cantora japonesa Minami Minegishi, 20, integrante do grupo musical AKB48, surpreendeu os fãs ao publicar um vídeo no YouTube na última quinta-feira (31) em que é vista com a cabeça raspada. Ela descreve o visual como um autocastigo por ter passado a noite com um jovem, algo proibido nas normas impostas às meninas da banda.

Na quinta-feira, o semanário japonês "Shukan Bunshin" publicou, com fotografias, uma reportagem que indicava que em meados de janeiro Minami Minegishi passou uma noite na casa de um dançarino de 19 anos. Nas imagens é possível vê-la entrando e saindo do edifício onde o jovem vive.

A AKB48 é uma banda integrada exclusivamente por meninas jovens que devem respeitar uma regra muito estrita que as proíbe de manter relações sexuais, uma imposição que tem por objetivo preservar sua imagem de pureza diante dos milhões de seguidores.

"Peço perdão às outras integrantes da AKB48, aos meus familiares, aos funcionários da minha produtora pelas preocupações que possam ter tido após a leitura de um artigo que apareceu hoje", diz Minami Minegishi, apelidada de Mii-chan. O vídeo já foi visto mais de 4 milhões de vezes em 24 horas, Minami Minegishi acrescentou "ter decidido sozinha" castigar sua conduta "impensada e imatura" raspando a cabeça, uma imagem dura que incomodou muitos japoneses.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Remoção de escombros é iniciada na ex-zona de entrada proibida de Fukushima


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Trabalhadores começaram a remover escombros de uma área da província de Fukushima, pela primeira vez desde a ocorrência do terremoto e tsunami, no dia 11 de março de 2011.

Áreas costeiras do bairro de Odaka, na cidade de Minamisoma, foram designadas como uma zona de entrada proibida por 13 meses até abril de 2012. Isso se deve às preocupações concernentes à radioatividade provocada pela danificada usina de energia nuclear Fukushima 1, a uma distância de 15 km do local.

Foram necessários 10 meses para que as autoridades conseguissem a aprovação dos residentes das redondezas dos locais destinados ao depósito temporário dos escombros.

Na sexta-feira, os trabalhadores começaram a separar mais 20.000 metros cúbicos de escombros em materiais combustíveis e não combustíveis.

Os escombros combustíveis serão levados a um depósito temporário localizado a aproximadamente um quilômetro da área.

O Ministério do Meio Ambiente diz que deseja concluir o descarte dos escombros em todos os locais que se encontram em condições similares na província de Fukushima, até março de 2014.

Epidemia da gripe sazonal atinge seu pico no Japão


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Especialistas do setor médico afirmam que a epidemia da gripe sazonal está chegando ao seu pico no Japão.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas estima que 2,14 milhões de pessoas em todo o país contraíram o vírus da gripe na semana que terminou no domingo passado. Houve um aumento de 740 mil em comparação à semana anterior, e o número é maior em relação ao pico registrado no ano passado.

Treinamento e violência nos esportes


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved



No Comentário de hoje, Nobuya Kobayashi, comentarista esportivo da NHK, vai falar sobre treinamento e violência nos esportes, depois que veio à tona um caso de punição física por parte de técnicos de judô feminino.

Perguntamos a ele o que há por trás deste último incidente.

Ele diz que não há dúvida de que o judô no Japão apresenta a tendência de usar força física nos treinos. Provavelmente, vários casos de violência, incluindo punições corporais, eram vistos praticamente todos os dias nos treinamentos de judocas, e isso fez com que as atletas se sentissem que não seria mais possível continuar trabalhando com os atuais técnicos.

O mundo de judô no Japão sofre pressão para treinar judocas de tal forma que se tornem fortes o suficiente para ganhar medalhas de ouro nos jogos olímpicos. Judô é um esporte que tem origem no Japão, por isso uma enorme pressão vem sendo depositada nos técnicos desde que esta modalidade começou a fazer parte dos jogos olímpicos na Olimpíada de Tóquio em 1964.

Em casos como o recente problema, as pessoas tendem a culpar o lado que causou o incidente. Contudo, o comentarista acha que as pessoas que fazem parte do setor esportivo não aceitam a violência obviamente, mas elas, incluindo atletas, tendem a pensar que muito treino é necessário para ser um campeão.

Ambientes similares estão sendo vistos em todas as modalidades esportivas no Japão. Este não é somente um problema da Federação de Judô do Japão ou de alguns técnicos. O comentarista acredita que a violência pode ser empregada em treinamentos de atletas em qualquer país para atingir o nível mais alto do mundo.

Em relação às medidas para o futuro, o comentarista diz que a maioria dos círculos esportivos e atletas de hoje estabelece metas como ganhar nos jogos olímpicos ou se tornar um atleta profissional famoso. Esta ideia deve ser revisada de forma integral, e é necessário refletir sobre "por que pratica o esporte".

O objetivo da prática de judô, por exemplo, é desenvolver um bom espírito, técnica e condições físicas através do esporte, e não colocar a vitória acima de tudo. Judô, como um esporte japonês, possui um aspecto da cultura que se respeita o adversário mesmo que seja derrotado. Também um pequeno atleta pode derrotar um adversário maior, utilizando técnicas. Os judocas de tempos antigos valorizavam estes aspectos.

Nobuya Kobayashi diz que estas tradições têm como base a ideia de que o que precisa envolver na luta não é seu adversário, e sim, a própria pessoa. O importante não é só lutar, e sim, enfrentar o oponente com um espírito pacífico. E este tipo de mentalidade poderá, naturalmente, criar um campeão.

Este foi o Comentário.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Medalhista olímpico de judô recebe sentença de prisão por estupro


A Corte Distrital de Tóquio sentenciou um bi-campeão olímpico de judô a 5 anos de prisão por estupro de uma estudante universitária.

Masato Uchishiba fora indiciado por estupro de uma universitária, num hotel de Tóquio, em setembro de 2011. A estudante era membro de uma equipe de judô de um estabelecimento de ensino superior. Ela teria ido beber com Uchishiba e outros membros do clube. A vítima insiste que estava adormecida quando o incidente ocorreu.

A promotoria pública pediu uma pena de prisão de cinco anos.

Uchishiba negou a acusação de estupro, alegando que o relacionamento fora consentido.

Ao emitir a sentença na sexta-feira, o juiz que presidiu a sessão Tomonao Onizawa, refutou a alegação do acusado e o considerou culpado.

O juiz disse que era óbvio que a estudante estava bêbada e quase inconsciente.

Uchishiba, que conseguira a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, e 2008 em Pequim, disse que vai apelar da sentença.

Governo determina enguia japonesa como espécie em perigo de extinção


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O Ministério do Meio Ambiente do Japão designou enguia japonesa como uma espécie em perigo de extinção, devido à queda acentuada em seu número.

Acredita-se que o número de enguias japonesas silvestres tenha caído pelo menos 50 por cento nos últimos 10 anos. Especialistas atribuem o fato à pesca predatória e poluição das águas.

O ministro do Meio Ambiente, Nobuteru Ishihara, prometeu fazer todo o possível para a preservação da enguia, dizendo que ela é indispensável para a culinária tradicional do Japão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...