Fonte:Nhk World Press
Com a aproximação do novo ano, templos e santuários de todo o Japão apressam os últimos preparativos para receber milhares de visitantes.
É um costume japonês ir rezar por boa sorte em templos budistas ou santuários xintoístas nos primeiros dias do novo ano.
A expectativa é que, nos três primeiros dias de 2015, mais de 3 milhões de pessoas façam suas homenagens no Santuário Meiji, de Tóquio. O pórtico do prédio principal do santuário está adornado com tabuletas que trazem a figura do carneiro, o animal representativo do novo ano pelo horóscopo chinês.
A Princesa Kako, a segunda filha do Príncipe Akishino e Princesa Kiko, posou para as fotos no Palácio Imperial,celebrando seu vigésimo aniversário na segunda dia 29 de Dezembro, e a partir de agora começará a participar dos deveres oficiais da família imperial.
Fonte:Nhk e Ipc digital
Um relatório da agência AP mostrou que a maioria dos americanos autores de crimes sexuais em bases americanas no Japão não foram presos por seus crimes. Em cerca de dois terços dos casos, a punição se limitou a rebaixamentos, multas em dinheiro, ou apenas uma carta de advertência.
Os mais de mil registros adquiridos pela Associated Press, em fevereiro de 2014, mostram um retrato de “impunidade e manipulação de informações”. A agência de notícias revelou que os processos “beiravam o caos”.
Relatórios de crimes sexuais envolvendo militares americanos no Japão, entre 2005 e 2013, mostram que apenas um terço dos 244 condenados foram punidos com prisão. Apenas uma carta de advertência foi a punição para 30 condenados de crimes sexuais.
A investigação, feita pelo jornalista Richard Lardner, mostra uma diferença entre os ramos militares com aparentes incoerências entre a forma como as acusações de crimes sexuais foram tratados na Marinha e na Força Aérea. Dos 270 oficiais da Força Aérea envolvidos em crimes sexuais, 53 foram presos. Na Marinha, apenas 15 dos 205 infratores receberam a pena de prisão.
FontE: Nhk e Ipcdigital
Os protagonistas da novela matinal da NHK ¨Gochisousan¨, Anne Watanabe, 28, e Masahiro Higashide, 26, anunciaram que vão oficializar a união no dia primeiro de janeiro. Os dois trabalharam como modelos e se conheceram durante as gravações. O casal aparece em várias produções para a tevê, mas principalmente Anne, filha do ator Ken Watanabe, é quem mais se destaca fazendo diversos comerciais no Japão.
¨Gochisousan¨ contou a história de Meiko Nishikado (papel de Anne Watanabe), especialista em culinária japonesa que viveu entre as eras Taisho e Showa. Higashide interpretou o marido dela, Yutaro Nishikado.
A novela foi exibida nas manhãs de segunda a sábado, entre 30 de setembro de 2013 e 29 de março de 2014. ¨Gochisousan¨ também passou no Brasil através do canal internacional da NHK.
Fonte: Ipc digital
A ressaca é um conjunto de sintomas desagradáveis em decorrência ao excesso de consumo de bebidas alcoólicas, acima da capacidade de metabolização e eliminação do organismo.
Inicia-se cerca de 6 a 8 horas após o consumo (período em que a concentração de álcool no sangue diminui e retorna a zero) e pode ter duração de até 24 horas.
“Apenas 25 a 30% das pessoas que bebem álcool são resistentes à ressaca.”
Apenas 25 a 30% das pessoas que bebem álcool são resistentes à ressaca. Os asiáticos são frágeis ao consumo de álcool, enquanto que os brancos e negros têm maior produção de enzimas do fígado que degradam a substância, e consequentemente, têm maior resistência à ressaca.
Como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sanguínea para todas as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro, e o organismo reage tentando metabolizar as doses excessivas.
O fígado é o órgão que sofre mais nesta situação pois necessita produzir muitas enzimas para degradá-lo e o sistema nervoso também reage, com sintomas de dor de cabeça, náusea, sensibilidade à luz e barulho, letargia, diarréia e sede.
Em menor frequência, pode apresentar sudorese, dificuldade de concentração, fadiga, hiperventilação, tremor dos membros, halitose e dificuldade de dormir. Muitas vezes, pode induzir aos sintomas psicológicos como depressão e ansiedade. A hipoglicemia, desidratação, intoxicação por acetoaldeido e deficiência de vitamina B12 são fatores que propiciam a ressaca.
Como tratamento, deve-se tomar bastante água para restaurar o estado de desidratação; ingerir alimentos ou sucos doces, especialmente suco de frutas frescas, contendo glicose para degradar o álcool.
As bebidas ionizadas (sport drink) são bem indicadas pois tanto hidratam como suprem a glicose. Em caso de urgência, tomar mel diluído em água, que age com maior rapidez. É aconselhável dormir. Se necessário, tomar medicamentos digestivos ou protetores do estômago.
O melhor é saber controlar o limite de ingestão do álcool. É importante também estar ciente de que o álcool retarda o raciocínio cerebral, por isso, nunca deve-se dirigir embriagado ou manusear máquinas de risco.
Fonte:Ipcdigital
A TEPCO (Tokyo Electric Power Company) anunciou nesta semana o vazamento equivalente a 6 toneladas de água contaminada da usina nuclear de Fukushima.
Segundo a empresa, o vazamento ocorreu na última quarta-feira quando uma equipe de trabalho transportava a água do reator número 1 para os tanques de armazenamento.
Antes do vazamento, a água passou por um sistema de filtragem avançado, que elimina a maioria das substâncias radioativas, exceto o trítio, um isótopos radioativo do hidrogênio. A empresa não deixou claro o grau de periculosidade da água que vazou para o subsolo na quarta-feira.
O incidente aconteceu no mesmo dia em que uma equipe de especialistas da Coréia do Sul passou três horas na usina certificando a segurança alimentar dos produtos pesqueiros da região.
Em setembro no ano passado, a Coréia do Sul proibiu a importação de peixes e crustáceos provenientes de Fukushima devido aos recorrentes vazamentos de água contaminada.
Fonte: Ipc Digital
A banda americana de rock KISS lançará um single com o grupo idol japonês Momoiro Clover Z no mês que vem, informou o site Kiss Online.
O décimo terceiro single das meninas do “Momoclo” se chamará Yume no Ukiyo ni Saitemina e será lançado pelo iTunes a 120 países em 28 de janeiro.
Duas versões físicas do single estarão à venda: a edição Momoclo virá com um CD e um Blu-Ray e a edição KISS será vendida somente com o CD. O CD da edição KISS virá com uma música extra chamada Samurai Son, que também será incluída à coletânea que a banda lançará no mês que vem.
A música título foi composta por Paul Stanley e Greg Collins e letras por Yuho Iwasato. O KISS é o responsável pelo instrumental e pelo backing vocal.
Fonte:Nhk e Ipc Digital
Quatro pessoas de 6 a 17 anos podem ter desenvolvido câncer de tireoide depois do acidente na usina nuclear de Fukushima, ocorrido em 2011 Se confirmados, esses seriam os primeiros casos de um aumento da doença desde o primeiro levantamento realizado após a tragédia.
O estudo é desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Medicina de Fukushima. A primeira pesquisa realizada com 370 mil pessoas após o acidente teve 57 casos confirmados e 24 suspeitos de câncer de tireode em pessoas que tinham média de idade de 14,8 anos.
Na época, a doença tinha sido descartada nos quatro pacientes. A suspeita só surgiu no segundo levantamento realizado em abril deste ano, com 385 mil jovens e crianças. Quando ocorreu o desastre nuclear, os quatro moravam em Okuma, Fukushima, Date e Tamura.
Os pesquisadores agora avaliam a possibilidade de aumento do risco de câncer de tireoide entre as crianças que estiveram mais expostas à radiação. A tireoide é uma glândula vulnerável às emissões de iodo 131 radioativo, principalmente em caso de acidente nuclear. Quando isso ocorre, a recomendada é ministrar iodo estável, medida que não foi aplicada em Fukushima.
Fonte:Ipc Digital
As atrizes japonesas Akane Sugimori, 28, e Ayaka Ichinose, 34, anunciaram que vão se casar no próximo ano. Será a primeira união homoafetiva registrada no mundo das celebridades do Japão.
As duas se conheceram em um bar gay de Shinjuku (Tóquio), em outubro de 2012, e passaram a morar sob o mesmo teto cerca de seis meses depois. O casamento está marcado para o dia 20 de abril.
Através da agência que a representa, Ichinose disse que o casamento, espera que a união homoafetiva deixe de ser ilegal no Japão, Ela assumiu a identidade sexual em 2009, enquanto Sugimori disse sempre gostou de mulher.
Fonte:Ipc Digital
A delicadas e refinadas gueixas estão aprendendo a se defender em Kyoto. Dezenas delas (inclusive as Maiko, aprendizes de gueixas) participaram de uma aula de defesa pessoal para se protegerem de estranhos que possam importuná-las enquanto caminham sozinhas à noite em ruas escuras ou desertas, informou o Asahi Shimbun.
A polícia local ensinou a como se libertar de um agressor no caso dele atacá-las pelos braços ou mangas de seus kimonos. A lição foi dada em um teatro localizado no distrito de Higashiyama. Dois policiais instruíram as mulheres com técnicas de como dobrar, torcer as mãos e mover o corpo para ficar longe de um bandido.
Uma adolescente de 17 anos, que uma vez foi uma puxada pela manga de seu traje por um homem na rua, disse que quer colocar em prática o que aprendeu no curso, o primeiro realizado em sua região. A iniciativa foi lançada para amenizar as preocupações das gueixas que se sentem vulneráveis quando caminham sozinhas.
Fonte:Ipc Digital
Um homem de 33 anos foi preso pela polícia de Tóquio por fotografar secretamente os seios de uma menina através de uma fenda em sua roupa, informou o Japan Today. Foi a primeira detenção sob a nova lei que proíbe a posse de pornografia infantil incluindo fotografar ou filmar secretamente.
Em outubro do ano passado, o homem utilizou seu smartphone para fotografar a menor em um trem da linha Odakyu. Interrogado pela polícia, afirmou que ficava excitado ao espiar os seios das meninas e por isso entrava nos trens.
Não foi a primeira vez que fez uso dessa prática. A polícia acredita que nos últimos dois anos ele fotografou mais de cem meninas em circunstâncias semelhantes. Antes da entrada em vigor da nova lei no verão passado, eram proibidas apenas a produção e distribuição de pornografia infantil.
De acordo com a norma, quem “possuir material de pornografia infantil a fim de satisfazer seus interesses sexuais” enfrentará pena de prisão de até um ano ou multa de até um milhão de ienes.
Fonte:Ipc Digital
Para comemorar o lançamento dos jogos Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire para Nintendo 3DS, será aberto por tempo limitado um Pokémon Café no prédio do Parco em Shibuya, Tóquio, em janeiro.
Uma grande variedade de refeições, sobremesas e bebidas “kawaii” serão oferecidas a todos os fãs e “treinadores” que visitarem o local. Haverá também uma loja com itens exclusivos e limitados da cafeteria.
A inauguração está prevista para 9 de janeiro. O Pokémon Café funcionará das 11h00 às 23h00 até o fim de fevereiro, dentro da cafeteria The Guest no prédio do Parco em Shibuya.
Veja alguns pratos que serão servidos no novo restaurante temático da franquia Pokémon.
Fonte:Ipcdigital
Apenas cerca de 1% da população japonesa é cristã, mas ao visitar grandes centros urbanos do Japão, a impressão que se tem é de um país que ama a data comemorativa do nascimento de Jesus Cristo. A decoração natalina extravagante é encontrada nas lojas, parques públicos e até nos famosos bolos de natal.
Para o mundo ocidental, bolo e natal não tem nenhuma relação, mas para o povo japonês, o bolo natalino tem um forte simbolismo de prosperidade e superação. Sua história está ligada à ascensão do Japão após a sua derrota na Segunda Guerra Mundial.
Depois da guerra, soldados americanos vieram realizar o trabalho de reconstrução do país. A economia japonesa estava em ruínas e a escassez de alimento era comum. Doces e guloseimas, considerados artigos de luxo para um povo que ainda se recuperava dos estragos da guerra, eram doados pelos soldados americanos em sinal de reconciliação durante as festividades natalinas. Surgiu, então, a primeira relação entre natal e sobremesa.
Mas não foram somente soldados que vieram para Japão após a guerra. Missionários cristãos também trouxeram os presentes e o conceito natalino para escolas e famílias japonesas. Os japoneses adotaram uma versão animada e comercial do natal, que era menos sobre a religião e mais sobre prosperidade. A população japonesa passou a adotar o natal como uma festividade comemorativa de troca de presentes, romantismo e decoração.
Mas por que o bolo?
O bolo foi introduzido no Japão no século 17, muito antes da guerra, mas vários dos itens necessários para fazê-lo eram raridades no país, como açúcar, leite e manteiga. Saborear um pedaço de bolo era um privilégio reservado apenas para a elite.
Após a recuperação do país e a ascensão econômica, os ingredientes tornaram-se mais acessíveis para classe média recém formada, que aprovou a sobremesa e a adotou como um símbolo de prosperidade financeira e superação pós-guerra.
Fonte:Ipcdigital
Uma enquete feita pela revista online Metalsucks, especializada em heavy metal, elegeu o primeiro álbum do grupo idol BABYMETAL como o melhor do gênero de 2014. O grupo, que é uma mistura de AKB48 com metal pesado, tem feito vários shows no Japão e no exterior. As integrantes estão na faixa dos 15 anos, mas começaram a se apresentar com o BABYMETAL aos 10 anos de idade.
Como a pesquisa foi feita pela internet, há quem pense que o resultado não tenha passado de uma brincadeira, já que o grupo é amplamente criticado por metaleiros “puristas” que consideram o BABYMETAL meramente pop e pré-fabricado. No entanto, as “AKB do metal” possuem uma legião de fãs fiéis que esgotam os ingressos de seus shows. O grupo, inclusive, está em quinto lugar no ranking dos mais vendidos da Billboard na categoria World.
A polícia japonesa suspeita de uma ligação entre drogas perigosas (kiken drug) vendidas no Japão e o tráfico internacional. Durante investigação de um incêndio ocorrido no mês de julho, em um depósito de Chiba, foi encontrada grande quantidade de pó branco e ervas, além de pacotes rotulados com os nomes de substâncias perigosas.
Segundo informou a NHK, os homens presos sob a acusação de produzir ilegalmente drogas alucinógenas teriam feito remessas de aproximadamente 5 milhões de dólares para fora do país como pagamento de material adquirido de uma empresa de Xangai. Os acusados teriam importado substâncias químicas dezenas de vezes desde setembro do ano passado.
Autoridades japonesas dizem que muito do material químico usado para fazer as chamadas drogas perigosas são importadas da China. Vendidas numa combinação de substâncias químicas e ervas, elas geralmente são produzidas dentro de apartamentos ou depósitos.
Nas investigações feitas pelo Departamento de Controle de Narcóticos, foram encontradas muitas substâncias procedentes da China. Em junho, a polícia descobriu drogas e ervas numa vila de pescadores de Nanao (Ishikawa). O material tinha sido comprado da China pela internet. Casos semelhantes foram registrados em Tóquio e em Okinawa.
No final de semana, o Ministério das Finanças informou que vai revisar a legislação alfandegária para coibir a importação das substâncias usadas na fabricação das drogas perigosas. Também haverá penalidades que irão da prisão de até dez anos ou pagamento de fiança no valor de 250 mil dólares para quem descumprir a nova lei. A punição é semelhante à aplicada em casos de tráfico de drogas ilegais e estimulantes. Pelas regras atuais, qualquer pessoa consegue receber as substâncias numa remessa feita do exterior.
O aumento do consumo de drogas perigosas tornou-se um problema sério no Japão. Entre janeiro e outubro deste ano, a polícia prendeu 589 pessoas por uso ou venda dessas substâncias.
Segundo a Agência Nacional de Polícia, as drogas perigosas causaram mais de cem mortes só neste ano, ou dez vezes mais em comparação ao período anterior. Para chegar a esse número, foram considerados acidentes fatais e incidentes em que foi detectada a presença das substãncias no organismo dos envolvidos.
Fonte:Ipc Digital
O japonês Yoko Gushiken, 59, é um dos escolhidos deste ano para o Hall da Fama do International Boxing que fica em Canastota (Nova York). Para poder entrar na galeria, o boxeador precisa aguardar cinco anos após a aposentadoria e para se tornar alegível. Éder Jofre foi o primeiro brasileiro a entrar no Hall da Fama, em 1992.
Nascido em Okinawa, Yoko Gushiken foi campeão minimosca AMB entre 1976 e 1981. Ele defendeu o título 13 vezes e conseguiu 23 vitórias (15 por nocaute) na carreira. A única derrota sofrida foi para o mexicano Pedro Flores, em 8 de março de 1981, quando o pugilista japonês resolveu então aposentar as luvas.
O International Boxing Hall of Fame existe desde 1989 e foi fundado para homenagear os grandes nomes do boxe mundial. Na turma eleita este ano, além de Yoko Gushiken, aparece o nome do japonês Masao Ohba, campeão mosca AMB entre 1971 e 1973 que faleceu em acidente de carrro, Ray “Boom Boom” Mancini (campeão ligeiro AMB 1982 a 1984) e Riddick Bowe (campeão pesado AMB 1992 e 1993) são outros novos imortais.
Fonte: NHk World Press
A Coreia do Norte pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que investigue os duros interrogatórios conduzidos pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) em suspeitos de terrorismo, ao invés da situação dos direitos humanos em território norte-coreano.
Espera-se que o Conselho de Segurança realize, pela primeira vez em sua história, discussões sobre a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte já na próxima semana, a pedido de dez países-membros.
O embaixador da Coreia do Norte na ONU, Ja Song Nam, opôs-se veementemente à medida em carta enviada, na segunda-feira, ao emissário do Chade, que ocupa atualmente a Presidência do Conselho de Segurança.
Em sua carta, Ja afirmou que a chamada questão dos direitos humanos em seu país se trata de uma invenção política.
Segundo o embaixador, pelo contrário, os recentes crimes de tortura cometidos pela CIA e noticiados pela imprensa são as violações mais graves dos direitos humanos no mundo.
Fonte:Nhk World Press
Cientistas japoneses anunciaram um novo método para detectar a Doença de Alzheimer ainda na fase inicial e durante exames de rotina. O trabalho foi desenvolvido por pesquisadores do Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia, em conjunto com a equipe liderada pelo Nobel de Química 2002, Koichi Tanaka.
O grupo utilizou a tecnologia criada por Tanaka em 2013, que detecta o acúmulo de beta-amiloide no sangue. Essa proteína normalmente é produzida no cérebro e aumenta muito em pacientes com Alzheimer, levando à alteração nas sinapses.
Os pesquisadores estudaram o cérebro de 62 pessoas de 65 a 85 anos e confirmaram através de exames de sangue que pacientes com Alzheimer acumulam a proteína beta-amiloide no cérebro mais de dez anos antes de desenvolver os sintomas. Também descobriram um aumento do peptídio APP669-711 no sangue.
O uso prático do diagnóstico preventivo vai permitir detectar a Doença de Alzheimer durante exames de rotina, sem necessidade de recorrer aos testes usados atualmente, de Tomografia por Emissão de Positrões, Tomografia Computadorizada e extração de líquor (líquido cefalorraquidiano), todos procedimentos complexos, caros e dolorosos.
Alzheimer é uma doença degenerativa e manifesta-se através de uma demência que aumenta com o tempo. Muitos sintomas surgem ao longo da evolução da doença. Estima-se que a enfermidade atinja mais de 35 milhões de pessoas no mundo.
A polícia de Hyogo-ken prendeu um homem suspeito de ser um “chikan” (pessoa que abusa de mulheres em trens lotados) no último dia 3 após tentar abusar de uma policial.
De acordo com as autoridades, por volta das 7:55 da manhã, uma policial de 21 anos do departamento de polícia de Kawanishi estava em um vagão do trem expresso a caminho do trabalho. Entre as estações de Kobe e Sannomiya, duas das mais movimentadas estações da linha JR Tokaido, a mulher sentiu alguém lhe tocar por trás.
A policial segurou a mão e seguindo o braço do suspeito, chegou ao homem, Masaaki Ukai, de 35 anos, residente em Himeji. “Você é um “chikan”, não é?” perguntou ao suspeito antes de levá-lo sob custódia.
Fonte:Ipcdigital e Nhk World Press
O governo do Japão considera legalizar a oferta de munição para militares dos Estados Unidos e de outros países no caso de situações de emergência em áreas ao redor do Japão.
Atualmente, as Forças de Autodefesa do Japão estão proibidas de prover armas e munição para as forças militares norte-americanas. Isso se deve ao fato de tal ato poder potencialmente levar ao uso da força, o que é proibido pela Constituição.
Mas em julho, o Escritório do Gabinete aprovou um plano para ampliar a cobertura do apoio de retaguarda das Forças de Autodefesa em relação aos militares dos Estados Unidos e de outros países. A justificativa é de que atividades fora de zonas de combate devem ser permitidas.
O governo espera apresentar o esboço da possível nova legislação para os partidos da situação até mesmo em meados deste mês.
Fonte:IpcDigital
O time que um ano atrás estava na Segunda Divisão, encerra 2014 com os três principais títulos do futebol japonês. Campeão da Copa Nabisco, o Gamba Osaka conquistou a J.League no início do mês e uma semana depois, levantou também a Copa do Imperador. Esse feito só tinha sido conseguido pelo Kashima Antlers em 2000, com Zico na diretoria e Toninho Cerezo no comando (o mesmo técnico que voltou ao time ano passado).
No Gamba Osaka, dois brasileiros fazem parte do ataque. Lins, camisa 9, e Patric, 29, autor de um dos gols da vitória por 3 a 1 contra o Montedio Yamagata na conquista da Copa do Imperador. Takashi Usami marcou outros dois pelo Gamba e o peruano Romero Frank descontou.
Patric também marcou dois na final da Copa Nabisco, quando foi eleito o MVP daquela partida vencida por 3 a 2 contra o Sanfrecce Hiroshima.
Os bons resultados conseguidos no futebol japonês garantiram ao jogador a renovação do contrato. Nascido em Macapá (AP), Patric viajou nesta segunda-feira para o Brasil, onde vai passar as festas de fim de ano com a família em Belém (PA) e depois viaja ao Amapá. No dia 13 de janeiro, ele deverá se apresentar ao Gamba Osaka para o primeiro compromisso do novo ano: os preparativos para a disputa da Liga dos Campeões da Ásia.
Além do Gamba no grupo F, Urawa Reds (grupo G), Kashima Antlers do técnico Toninho Cerezo (grupo H) e Kashiwa Reysol, treinado por Nelsinho Baptista (grupo E) disputarão a AFCL a partir de fevereiro.
Fonte:Nhk,Ipcdigital
Fila para se conseguir trabalho (Foto: Peter Fukamatsu)
As ruas são asfaltadas, não há esgoto à céu aberto e os crimes envolvendo vítimas fatais são extremamente raros. Para os padrões brasileiros, Kamagasaki poderia ser até um bairro de classe média, mas é considerada a maior “favela” do Japão.
O distrito de Kamagasaki, na região sul da cidade de Osaka, é um conjunto de poucos quarteirões onde moram cerca de 30 mil pessoas, homens solteiros acima dos 45 anos em sua grande maioria. Muitos improvisam pequenas cabanas construídas ao longo do elevado que sustenta as linhas de trem da Nankai, mas o principal lar dos moradores da favela japonesa são os hotéis baratos, que não cobram mais do que ¥800 por noite.
Quem passa de trem pela estação de Shinimamiya durante os meses de verão, pode observar o acúmulo de dezenas de pessoas nas calçadas e parques do bairro. Em meses de inverno, a prefeitura de Osaka disponibiliza alojamentos cobertos para aqueles que não conseguem pagar por um quarto.
Kamagasaki é o último refúgio para os homens de meia idade com problemas. Muitos perderam o emprego, o casamento e a saúde. Outros não conseguem se libertar do vício do álcool e preferem não incomodar suas famílias com a sua dependência. Mais do que um problema social, Kamagasaki é um reflexo de um problema cultural de uma sociedade que condena o fracasso.
A ajuda vem de cristãos coreanos
A comunidade coreana no Japão é constantemente alvo de protestos e críticas pelo “privilégios” recebidos do governo japonês, mas grande parte da ajuda social que os moradores de Kamagasaki recebem vem da comunidade cristã coreana de Osaka. Sem endereço fixo, muitos moradores não conseguem empregos formais e sobrevivem de pequenos arubaitos. Os que conseguem algum benefício previdenciário preferem continuar na região devido ao baixo custo de moradia e a ajuda assistencial dada por entidades, como as igrejas coreanas.
Nos meses de inverno, três vez por semana, a Igreja de Naniwa, que faz parte da Igreja Cristã Coreana do Japão, oferece sopas quentes e onigiris para a população do bairro. A fila, com cerca de 200 pessoas, começa a ser formada horas antes do atendimento, que é feito por uma van em um parque próximo a estação do metrô de Dobutsuen-mae.
Fonte:Ipcdigital e agências
O anime japonês Kaguya hime no Monogatari (O Conto da Princesa Kaguya) venceu o prêmio de melhor animação do ano pela Associação de Críticos de Los Angeles no último domingo (8).
A vitória da obra de Isao Takahata sobre “Uma Aventura Lego” surpreendeu o público.
O Conto da Princesa Kaguya é baseado no conto popular japonês “O corte do bambu”, que narra a história de Kaguya, que quando bebê foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Os anos se passam e ela se transforma em uma bela jovem, sendo cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio imperador. Mas como a princesa não gosta de nenhum deles, ela faz de tudo para evitar o casamento com um estranho que não ama.
É a segunda animação japonesa a receber o prêmio da associação desde “A Viagem de Chihiro”, de Hayao Miyazaki, em 2002.
A premiação dos críticos de Los Angeles é considerada uma “prévia” do Oscar: o desenho “A Viagem de Chihiro” ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2003.
Os indicados ao Oscar serão anunciados em 15 de janeiro. A 87ª edição do prêmio acontece em 22 de fevereiro, no Teatro Dolby em Hollywood.
Veja a lista completa dos vencedores do prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles:
Melhor Filme: “Boyhood”
Segundo Lugar: “O Grande Hotel Budapeste”
Melhor Diretor: Richard Linklater, “Boyhood”
Segundo Lugar: Wes Anderson, “O Grande Hotel Budapeste”
Melhor Ator: Tom Hardy, “Locke”
Segundo Lugar: Michael Keaton, “Birdman”
Melhor Atriz: Patricia Arquette, “Boyhood”
Segundo Lugar: Julianne Moore, “Still Alice”
Melhor Ator Coadjuvante: J.K. Simmons, “Whiplash”
Segundo Lugar: Edward Norton, “Birdman”
Melhor Atriz Coadjuvante: Agata Kulesza, “Ida”
Segundo Lugar: Rene Russo, “O Abutre”
Melhor Roteiro: Wes Anderson, “O Grande Hotel Budapeste”
Segundo Lugar: Alejandro Gonzalez Inarritu, Nicolas Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo, “Birdman”
Melhor Filme Estrangeiro: “Ida”
Segundo Lugar: “Winter Sleep”
Documentário: “Citizenfour”
Segundo Lugar: “Life Itself”
Melhor Animação: “O Conto da Princesa Kaguya”
Segundo Lugar: “Uma Aventura Lego”
Melhor Fotografia: Emmanuel Lubezki, “Birdman”
Segundo Lugar: Dick Pope, “Mr. Turner”
Design de Produção: Adam Stockhausen, “O Grande Hotel Budapeste”
Segundo Lugar: Ondrej Nekvasil, “O Expresso do Amanhã”
Melhor Trilha Sonora: Jonny Greenwood, “Vício Inerente,” e Mica Levi, “Sob a Pele” (empate)
Melhor Montagem: Sandra Adair, “Boyhood”
Segundo Lugar: Barney Pilling, “O Grande Hotel Budapeste”
Prêmio da Nova Geração: Ava DuVernay, “Selma”
Prêmio Douglas Edwards Para Filmes/Vídeos Independentes ou Experimentais: Walter Reuben, “The David Whiting Story”
Polícia de Aichi anunciou no sábado (6) que fechou um estúdio em Nagoya onde os clientes pagavam para filmar colegiais nuas. Durante a operação ao estabelecimento J Model K, as autoridades encontraram uma adolescente de 17 anos que modelava, sem roupa, para um cliente de 63 anos numa sala privada, revelou o Tokyo Reporter.
O proprietário da empresa, um homem de 60 anos, foi preso por violar as leis contra a pornografia infantil e prostituição. Ele admitiu sua culpa. Duas adolescentes, ambas de 17 anos, foram levadas sob custódia. A polícia também apreendeu trajes de natal, vestidos e uniformes de empregadas domésticas, entre outros itens.
A J Model K cobrava 13 mil ienes por uma hora de filmagem e 3 mil ienes adicionais caso o cliente desejasse que a jovem vestisse uma roupa especial. O estabelecimento foi inaugurado em outubro do ano passado e empregava 10 menores que recebiam 4 mil ienes por hora.
Se a recente adaptação hollywoodiana de Godzilla não agradou aos fãs do clássico, ainda resta uma esperança: a Toho Studios lançará uma adaptação japonesa do filme do monstro mais famoso do arquipélago em 2016.
A última versão japonesa de Godzilla foi feita em 2004, entitulada Godzilla: Final Wars, com direção de Ryuhei Kitamura. Agora, 12 anos depois, a produtora Toho Studios fará uma nova tentativa de adaptar o clássico.
A decisão foi tomada em resposta ao sucesso de bilheteria do último remake: somente no Japão, foram arrecadados ¥3,2 bilhões.
Segundo o site Cinema Today, a produção começará a partir do outono de 2015. O roteiro e o elenco serão revelados em breve, mas o estúdio já adiantou que o novo filme não terá relação com o mais recente remake de Godzilla.
O estado de São Paulo deu início, no final de outubro, a uma iniciativa para reciclar resíduos de equipamentos eletroeletrônicos com a cooperação do Japão.
Ao reciclar esse tipo de lixo, é possível recuperar riquezas como metais raros. Além disso, se esses equipamentos eletroeletrônicos não forem processados corretamente, eles podem liberar produtos químicos nocivos. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil estima que o país inteiro vai produzir 1,1 milhão de toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos este ano.
Hoje, para o Comentário, conversamos com o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo, Silvano Silvério da Costa, sobre as medidas que foram tomadas na capital do estado.
Começamos pedindo a ele que nos explicasse a questão desse tipo de resíduo.
"São Paulo é a maior cidade do Brasil e da América Latina, e como toda grande cidade, têm muitos problemas para serem resolvidos. Estima-se que, no município, são 30 mil toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos gerados todos os anos.
O prefeito decretou em abril deste ano o plano de gestão integrada de resíduos da cidade de São Paulo, com a perspectiva de reduzir a quantidade de resíduos que ainda é levada para os aterros sanitários e aumentar a reciclagem dos resíduos. E a reciclagem considera também os resíduos eletroeletrônicos.
A cidade de São Paulo tem uma forma de fazer a devolução dos resíduos pós-consumos. Tem um canal de comunicação no nosso site. Tem uma cooperativa de catadores que trabalham com a parte de recebimento e a comercialização dos resíduos eletroeletrônicos para cadeia da reciclagem de alguns equipamentos. Tem algumas indústrias que fazem esse tipo de triagem de equipamentos eletroeletrônicos. Mas a quantidade de resíduos que se gera é bem maior do que a estrutura montada para a devolução. Porque no Brasil hoje ainda não está implementada a logística reversa de forma sistematizada de eletroeletrônicos."
Um projeto conjunto com a JICA, a Agência de Cooperação Internacional do Japão, teve início em outubro. Qual é o objetivo do projeto?
"O Japão tem uma tradição muito grande pelo manejo dos resíduos, sobretudo dos resíduos eletroeletrônicos. A logística reversa de eletroeletrônicos é um dos instrumentos da política nacional, então o nosso interesse em cooperar foi no sentido de ter alguns especialistas japoneses que vivenciaram e implantaram toda essa estrutura de reciclagem e de logística reversa no Japão, e aprender com as experiências japonesas inclusive as plantas de triagem que possam fazer também o aproveitamento dos resíduos no mercado nacional, além das partes triviais como as partes de componentes de plástico e vidro, mas também alguns equipamentos mais complexos que têm maior valor.
A nossa expectativa é que consigamos evoluir em toda cadeia de eletroeletrônicos, tanto fabricantes e importadores como o próprio comércio e distribuidores, numa relação pactuada, podendo definir uma forma para recepção desses resíduos. Depois, a destinação adequada dos resíduos para reuso, daquilo que é possível ser reusado, reutilizado, reciclado, e depois disto, a disposição adequada dos rejeitos que virtualmente possam vir."
Este foi o Comentário, hoje com Silvano Silvério da Costa, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo, falando sobre a reciclagem de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.
Fonte:Ipcdigital
O meia-atacante Caio, camisa 33 do Kashima Antlers, foi eleito revelação do ano na JLeague. O jogador de 20 anos recebeu o prêmio nesta terça-feira, na cerimônia que também homenageou outros conterrâneos. Na seleção dos onze melhores do campeonato japonês, entraram dois brasileiros: o meia Leo Silva, do Albirex Niigata, e o atacante Patric, do Gamba Osaka.
O meio-campista japonês Yasuhito Endo, indicado pela 11a vez para o grupo dos melhores do Japão, desta vez conquistou também o maior prêmio individual da carreira, o MVP. O jogador de 34 anos defende a camisa do Gamba Osaka desde 2011 e faz parte da seleção japonesa desde 2003.
A JLeague Awards também homenageou oito jogadores que deixaram os gramados. Artilheiro da J2 em 2004 e da J1 em 2007, ambos conquistados com o Kawasaki Frontale, o ex-atacante baiano Juninho, de 37 anos, confirmou sua aposentadoria dos gramados. Vindo do Palmeiras, ele defendeu o time de Kawasaki entre 2003 e 2011, com 214 gols, e foi depois para o Kashima Antlers onde atuou por duas temporadas, até se aposentar.
Outro que pendurou as chuteiras foi o atacante Lucas, de 35 anos. Ele iniciou a carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, passou pelo Rennes (França), Cruzeiro, Corinthians, FC Tokyo, Gamba Osaka, e foi para o Atlético Paranaense encerrar a carreira em maio de 2011. Mas desistiu da aposentadoria e retornou ao FC Tokyo, onde atuou em 91 jogos nas temporadas de 2011 a 2013.
Caio está apenas começando a carreira no futebol japonês. O jogador estudou três anos no Chiba Kokusai Chuugakkou e foi contratado este ano para defender o time comandado pelo brasileiro Toninho Cerezo. A imprensa esportiva já fala em naturalização para que o brasileiro possa defender a seleção do Japão.
A Honda inaugurou nesta quarta-feira, 26, seu primeiro parque eólico do mundo. Localizado em Xangri-Lá (litoral norte do Rio Grande do Sul), o projeto de autogeração deverá suprir a demanda energética da multinacional na fábrica que mantém em Sumaré (interior de São Paulo).
Com o parque eólico, a fabricante deverá cortar cerca de 45% dos gastos com energia, além de reduzir a emissão de gás carbônico em 2,2 mil toneladas por ano.
Foram investidos cerca de ¥4.6 bilhões no complexo que tem nove turbinas com 25 pás que pesam 15 toneladas cada. Segundo a empresa, o parque tem potencial para fornecer 95 mil MW de energia elétrica ao ano, o equivalente ao consumo de cidades de aproximadamente 35 mil habitantes.
A Honda quer expandir o sistema de autogeração para a fábrica que mantém em Manaus (AM) e para a planta que será inaugurada em dezembro de 2015, na cidade de Itirapina (SP).